Para ser coach, a melhor hora de começar é agora

Se ser Coach é algo que você visualiza para seu futuro – acredite, o investimento vale a pena para quem se dedica e se esforça – você precisa começar uma mudança hoje.

***

O crescimento do Coaching como trilha de carreira tem sido exponencial nos últimos anos. Como reflexo deste crescimento, cada vez mais pessoas tem conhecido os benefícios que o Coaching pode levar não somente aos Coachees, como também a aqueles que pensam em uma transição de carreira.

Ao mesmo tempo, as estatísticas mostram que o potencial do Coaching no Brasil ainda é muito alto. No mundo corporativo, por exemplo, estudos apontam que o nível de entrada do Coaching como capacitação para líderes e gestores está, no melhor cenário, na metade do que se vê nos EUA e na Europa.

Ao mesmo tempo, os casos de sucesso vão surgindo e construindo a certeza de que o Coaching é uma ferramenta poderosa de transformação de vidas que eleva o Coachee a encontrar a sua melhor versão. Na esteira da ascensão do Coaching como carreira, muitas formações surgem, o nível de exigência dos profissionais aumenta e a concorrência fica mais ferrenha.

Para quem quer entrar de vez neste mundo, não resta outra alternativa a não ser investir em uma formação completa e o mais abrangente e integrada possível. Para ser Coach e ser bem-sucedido é preciso estar preparado.

Não é tarde demais para começar a ser Coach

Uma das inseguranças que eu continuamente observo é o fato de uma pessoa acreditar não ter a idade certa ou a maturidade necessária para investir em uma Formação. Trata-se de uma clara interferência de crenças limitantes, estas que nos impedem de avançar.

Na minha experiência, pude assimilar que nunca é tarde demais para começar quando existe desejo e obstinação.

Maturidade é um tabu

Sobre a questão da maturidade, é importante sempre lembrar que quando avançamos em um campo que nos é totalmente novo, não começamos em estágios avançados de conhecimento. Somos todos novatos em uma transição de carreira. Esta posição fora da nossa zona de conforto gera inquietação e faz parte do jogo, é algo natural.

Agora, se você está buscando uma certificação em Coaching, provavelmente você já tem alguns anos de experiência no mundo corporativo. Certamente essa nova experiência poderá ajudá-lo a alcançar cargos mais altos, como uma coordenação, gerência e, até mesmo, diretoria. Faça uma análise de sua vida profissional e perceba quantas vezes você já enfrentou desafios e o que fez para superá-los.

Por mais que você entenda que poderia ter tomado decisões diferentes em alguns momentos, sua trajetória é repleta de aprendizados. De conhecimento adquirido. Além disso, só o fato de aprender lições de certas passagens da vida profissional indica uma inteligência emocional que deve ser exaltada.

E estes são exemplos de quê, senão de maturidade?

Projetando sua carreira

Um dos exercícios mais comuns nos RHs das empresas é perguntar “como você imagina que estará sua carreira daqui a 5 anos?” Ao transferirmos esta indagação de contexto, é possível perceber como algo aparentemente simples pode possuir uma construção tão complexa.

Quando somos alvo da pergunta, nós temos que projetar crescimento pessoal e profissional, pesar nossas vontades e desejos, entender em que estágio estamos para chegar aos nossos objetivos e oferecer uma resposta que seja possível para nós e crível para quem está do outro lado da conversa.

Apesar de recorrente, esta pergunta pega muita gente desprevenida. O exercício de visualizar sua vida e carreira em 5 anos possui, obviamente, alto nível de incerteza. O objetivo, no entanto, não é acertar sua previsão. É fazer com que você entenda hoje onde você quer chegar e trabalhe nos próximos anos para conquistar o que você almeja.

Então, quando trazemos para dentro de nós mesmos a tarefa de pensar daqui a 5 anos, a forma ideal de manejar esta pergunta não é ver o que estaremos fazendo, mas o que gostaríamos de estar fazendo. E quando passamos a olhar sob este prisma, a pergunta ganha muito significado, podendo ser aproveitada não apenas para avaliar candidatos em processos seletivos, como também para quem quer ser Coach entender se esta é uma carreira na qual vale a pena investir.

Esta sutil diferença altera completamente o resultado. Ao fim, passamos a analisar com mais cautela nossas vontades e desejos. E somente assim, conhecendo-os, é que podemos efetivamente traçar um plano para alcançar este cenário ideal.

O impacto da rotina

As tarefas rotineiras, aquelas do cotidiano, são as maiores travas de qualquer mudança. Ao pensarmos nas coisas que queríamos conquistar, vemos o quanto a conta que vencia naquele mês nos tirou o sono, o quanto aquela entrega urgente do trabalho fez com que direcionássemos nosso foco integralmente para o projeto… Os exemplos são muitos!

A questão é que a importância da entrega de hoje – sim, elas são extremamente importantes – não caminha sozinha. Ao deixarmos de lado desejos e vontades, é porque não internalizamos a relevância daquilo a que aspiramos.

Afinal, quão importante é para você uma mudança de carreira?

Procure responder com honestidade e você verá crescer uma obstinação que não estava ali. Em pouco tempo, como resultado, o dia-a-dia não será impeditivo para que você conquiste sua melhor versão.

E qual a melhor hora para começar a ser Coach?

Mas é fundamental frisar: para iniciar este processo, é necessário sair da inércia. Sair do planejamento, da ideia, e começar a levar senso prático para este sonho. Lembremos do dito popular que diz:

“Ontem é história. O amanhã é um mistério. Hoje é um dom. Por isso é chamado de presente.”

Ditado popular

Portanto, para mudar sua vida, basta dar um primeiro passo. Não deixe para amanhã – que é um mistério – o que você pode fazer hoje – que é um dom. Se ser Coach é algo que você visualiza para seu futuro – acredite, o investimento vale a pena para quem se dedica e se esforça – você precisa começar uma mudança hoje.

Hoje é sempre a melhor hora de começar um novo projeto.

A Como Fazer Coaching

Por fim, eu, Flávio Lettieri, tenho um convite pra você. Nestes meus mais de 25 anos de carreira em que tive a chance de desenvolver mais de 50.000 pessoas, eu pude ver na prática como o Coaching é uma ferramenta poderosa, que efetivamente transforma vidas. Com base nessa experiência, idealizei o programa Como Fazer Coaching. Tenho muito orgulho de poder dizer que com o auxílio de profissionais gabaritados, desenvolvi a melhor e mais completa Formação em Coaching do mercado. Ademais, ela foi feita para se adaptar à sua agenda atribulada. Isso quer dizer que aqui você é o gestor do seu tempo.

Fale com a gente para ter mais informações. Embarque comigo numa experiência transformadora e aprenda Como Fazer Coaching! A sua hora de ser Coach começa agora mesmo!

Aproveite e curta a página no Facebook, curta o perfil no Instagram, inscreva-se no nosso canal no Youtube e também na nossa Newsletter para ficar por dentro de todas as atualizações do nosso blog e receber ainda mais conteúdo.

Um carinhoso abraço,

Flavio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações