Recolocação profissional: como vencer os principais desafios?

Procurar um novo emprego, mudar de área de atuação, buscar uma vaga após a demissão: tudo isso faz parte da recolocação profissional. Mas você sabe o que é esse processo?

A recolocação profissional — também chamada de outplacement — é um momento de reavaliar a carreira e que acontece quando a pessoa precisa se reinserir no mercado de trabalho a partir de uma mudança. Dessa forma, durante a recolocação profissional, as pessoas podem decidir mudar de empresa ou, até mesmo, de área de atuação.

Mas, você entende quais são os principais motivos que levam as pessoas a buscarem a recolocação profissional? Sabe quais os desafios desse processo e como superá-los?

É exatamente isso que você vai descobrir neste artigo! Leia agora mesmo e entenda tudo que você sempre quis saber sobre a recolocação profissional.

Por que as pessoas buscam a recolocação profissional?

Existem vários motivos para que alguém busque uma recolocação profissional, sendo que o primeiro deles é a perda do emprego.

Porém, muitas pessoas estão insatisfeitas com as suas atividades, seja devido ao relacionamento problemático com gestores e colegas de trabalho, por impossibilidade de crescimento na empresa ou busca por melhores salários. Nesse caso, mesmo estando empregadas, elas podem buscar a recolocação profissional.

Além disso, hoje existe uma demanda cada vez maior para a conexão entre os valores pessoais do profissional e os valores da empresa na qual ele trabalha. Quando isso não acontece, as pessoas podem buscar recolocação profissional para garantir qualidade de vida e bem estar no trabalho.

Por fim, profissionais podem buscar a recolocação devido à vontade de atuar em uma nova área. Nesse caso, as pessoas buscam se reinventar e ir em atrás do seu propósito de vida, daquilo que se identificam, procurando novas profissões e formas de atuação mais alinhadas aos seus valores e desejos.

Quais são os principais desafios da recolocação profissional?

A recolocação profissional pode ser um processo muito gratificante, porém não deixa de ser desafiador. Entenda agora os principais desafios e como superá-los.

Medo da incerteza

Um dos principais desafios da recolocação profissional é o medo. Afinal, se você já tem um emprego, por que trocar o certo pelo incerto?

Porém, o desejo por qualidade de vida e realização profissional deve ser mais forte do que qualquer medo que você possa enfrentar. É importante entender que o processo é desafiador e exige muito autoconhecimento e dedicação para atingir o sucesso.

Portanto, busque identificar o motivo principal dos medos e inseguranças. A partir daí, descubra formas de garantir maior segurança e eficiência no processo como, por exemplo, planejar cada um dos seus passos e buscar ajuda profissional. Dessa forma, você será capaz de combater o medo e seguir em busca da carreira dos seus sonhos!

Cuidar do planejamento financeiro

Para realizar a recolocação profissional é importante contar com um planejamento financeiro que garanta que você vai conseguir pagar as contas enquanto investe na própria carreira, o que representa um dos grandes desafios deste processo.

Para enfrentá-lo, faça uma previsão realista de quanto você precisa por mês para sobreviver e entenda quais despesas podem ser cortadas temporariamente. A partir disso, faça uma reserva que permita maior segurança no seu processo de recolocação.

Manter-se atualizado

Um dos grandes desafios da recolocação profissional é se manter atualizado sobre as novidades e tendências do mercado. Isso é importante para garantir um diferencial para o seu currículo e manter a sua empregabilidade.

Portanto, invista em você mesmo e busque descobrir quais são os seus principais pontos fortes e deficiências. Faça cursos e outras formações que garantam a atualização na sua área de atuação, potencialize seus pontos fortes e minimize os pontos fracos.

A recolocação profissional é um processo complexo e desafiador, porém muito gratificante. É um período de grandes mudanças e caberá a você buscar as melhores ferramentas para superar cada um desses desafios de acordo com as suas necessidades pessoais.

Ficou alguma dúvida? Quer compartilhar alguma experiência? Deixe um comentário abaixo!

Um grande abraço,

Flávio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações