Processo de sucesso: relação de confiança entre o Coach e o Coachee

Você já ouviu falar em Coaching, mas sabe, exatamente, como esse processo de sucesso funciona? Entende como é a relação do Coach com o seu cliente, o Coachee? Sabe qual a importância da confiança para que o Coaching seja efetivo?

Entenda, agora, um pouco mais sobre o funcionamento do Coaching e da importância da relação de confiança para um processo de sucesso!

Afinal, o que é o Coaching?

Coaching é um processo que tem como principal objetivo ajudar as pessoas a atingirem suas metas, tanto profissionais quanto pessoais. Ele se apoia em uma metodologia séria, eficiente e eficaz para auxiliar no reconhecimento dos principais potenciais de cada um, assim como em tudo o que falta para que alguém possa alcançar seus objetivos.

Além disso, durante o processo, são estabelecidas tarefas e prazos aos quais o Coachee deve se dedicar. Para isso, o Coach e o Coachee se encontram semanal ou quinzenalmente, de forma a discutirem as atividades realizadas, avaliarem os resultados e determinarem novas tarefas (chamados no Coaching de ‘to do’) a serem cumpridas. Esse encontro pode ser presencial ou virtual e é a partir dele que o processo é executado.

Além disso, o Coaching tem uma duração variável, que pode ser três a seis meses, dependendo das metas do Coachee. Isso evidencia uma característica muito importante dessa prática: a personalização. Todo o processo é determinado em um acordo entre o Coach e o Coachee, de forma a viabilizar e acelerar os resultados do Coaching.

Quais são os tipos de Coaching?

Existem dois principais tipos de Coaching: o pessoal e o profissional. Um não inviabiliza o outro, o que significa que você pode se submeter aos dois, dependendo do momento da sua vida e dos seus objetivos. Porém, eles têm características próprias, que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o melhor para você.

O Coaching profissional é voltado para o desenvolvimento e a aceleração da carreira do Coachee. Ou seja, ele é indicado para quem tem como principal objetivo o melhoramento da vida profissional. Portanto, se você pensa em mudar de carreira, alcançar melhores cargos e salários ou se desenvolver profissionalmente, esse é o modelo mais adequado.

Já o Coaching pessoal é voltado para metas e objetivos que não têm ligação direta com a vida profissional. Nesse ponto, os objetivos do Coachee podem ser muito variados, como emagrecimento, desenvolvimento de habilidades sociais, melhoria da relação, entre outros.

Como é a relação entre Coach e Coachee?

A relação entre o Coach e o Coachee é central para o sucesso do processo de Coaching. Como você já deve ter percebido, tudo que ocorre ao longo desse caminho vem de um acordo inicial firmado entre essas duas pessoas. Dessa forma, estabelecer uma parceria, embasada na confiança mútua, é fundamental para que o trabalho se desenvolva da melhor forma possível.

É aí que entra a segurança. Assim como em outras relações (família, amigos ou amorosas), confiar e acreditar um no outro serão elementos centrais para que tudo possa fluir da melhor forma. Como Coachee, você precisa confiar no que seu Coach diz e estabelece, entendendo que ele tem uma grande bagagem de conhecimento teórico e técnico para ajudar no alcance das suas metas e objetivos. Além disso, é preciso nutrir a relação com feedbacks constantes e sinceros, de forma a adaptar o processo às suas necessidades e à sua realidade.

O Coach também precisa confiar no Coachee, principalmente no que se refere ao estabelecimento de metas e análise de resultados. Quem passa por um processo de Coaching precisa ser sincero quanto ao que é ou não é possível de ser realizado, assim como as dificuldades encontradas ao longo do percurso.

Portanto, o Coaching tem potencial de acelerar o alcance dos seus objetivos pessoais e/ou profissionais. Porém, para criar um processo de sucesso, é essencial que a relação entre Coach e Coachee seja transparente e respeitosa, baseada em feedbacks firmes e sinceros de ambas as partes.

Você se interessa pelo mundo do Coaching? Não esqueça de se inscrever para receber nossa newsletter e receber muito mais conteúdo gratuitamente.

Um forte abraço,

Flávio Lettieri e Equipe Como fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações