Por que vale a pena fazer coaching?

Todos nós sabemos que é preciso ter um determinado conjunto de competências para conseguir conquistar posições em um mercado de trabalho cada dia mais competitivo.

Muitas dessas competências — principalmente aquelas de cunho mais técnico — podem ser desenvolvidas por meio da educação formal, mas algumas, como a capacidade de liderar, requerem uma abordagem mais individual.

É nesse momento que muitas pessoas, em busca de maior realização e sucesso, decidem buscar o auxílio de profissionais especializados em desenvolvimento de carreira. No entanto, antes de tomar uma decisão, é importante fazer a si mesmo a seguinte pergunta: vale a pena fazer coaching?

Desenvolvendo qualidades com o coaching

O coaching é um processo que permite ao profissional entender melhor sua situação atual e buscar maneiras efetivas de empreender mudanças. Com o coaching, é possível concentrar-se em objetivos específicos e trabalhar de maneira direcionada para atingi-los.

Por meio de técnicas e atividades individualizadas, o coaching possibilita um ambiente único de crescimento e aprendizado, baseado na confiança e numa relação de parceria, no qual profissionais de todas as áreas têm a oportunidade de conhecer melhor suas forças e fraquezas, medos e sonhos, e empenhar energia no desenvolvimento de suas potencialidades.

Então, por que vale a pena fazer coaching? Veja 5 razões a seguir:

1. Desenvolvimento da liderança

Profissionais que investem em coaching se tornam mais aptos para liderar e ajudar colaboradores a atingirem seu máximo potencial.

Ao desenvolverem uma percepção mais apurada das capacidades individuais de quem está à sua volta, compreendem melhor o que faz com que outros profissionais fiquem mais engajados e comprometidos com seu trabalho e seu autodesenvolvimento.

2. Aumento da empregabilidade

Profissionais que vivenciam a experiência do coaching desenvolvem habilidades estratégicas, além de uma visão mais ampla dos processos fundamentais que orientam o dia a dia das empresas.

Além disso, com o coaching, é possível aprimorar competências sociais e comportamentais — as chamadas soft skills — que são altamente valorizadas no mercado de trabalho atual. Essas competências são cruciais para se manter ambientes profissionais onde a troca de conhecimento, o respeito mútuo e o apoio ao aprendizado imperam.

3. Redução do estresse e melhora na qualidade de vida

Ao desenvolver habilidades como solução de conflitos, melhor administração do tempo e capacidade de delegar tarefas, o coachee, nome dado à pessoa que passa pelo processo de coaching, consegue estabelecer relações pessoais e profissionais mais saudáveis, além de se tornar mais capaz de atingir e manter o equilíbrio entre vida pessoal e carreira.

4. Ampliação do autoconhecimento

Ao demandar atenção concentrada por determinados períodos de tempo, o coaching leva a um processo de clareza que tem como uma de suas principais consequências a ampliação do autoconhecimento.

Com isso, o coachee fica mais apto a encontrar respostas e soluções para dilemas pessoais e profissionais dentro de si, aumentando sua autopercepção e trazendo para si a responsabilidade pelos próprios resultados.

5. Estabelecimento de objetivos específicos

Munido de uma percepção mais clara e precisa sobre si mesmo, sua carreira e o mercado, o coachee consegue traçar objetivos alcançáveis e relevantes para o seu desenvolvimento.

A partir disso, ele pode criar um plano de ação e tomar atitudes que o deixarão mais perto de atingir seus sonhos e a plenitude como indivíduo e como profissional.

Existem muitos motivos pelos quais vale a pena fazer coaching que vão além do desenvolvimento de carreira. O coaching, mais do que um meio para atingir metas profissionais, é um processo de aprendizado que proporciona um ganho permanente por meio do crescimento individual.

Se você gostou deste texto e conhece outros profissionais que poderiam se beneficiar do coaching, compartilhe nossas dicas nas redes sociais!

Equipe ‘Como fazer Coaching’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações