Saiba o que fazer para melhorar os resultados da sua equipe

3 passos decisivos para a sua equipe ter muito mais resultados

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Sua equipe pode fazer muito mais

Imagina como seria bom se você, líder, tivesse uma equipe que sempre batesse as metas.

Equipe com pessoas engajadas, comprometidas…

Agora, imagina todo o seu time super motivado e entregando resultados maravilhosos.

Seria ótimo, não?

Porém, no mundo real, nem sempre as coisas funcionam assim.

Quantas vezes você já precisou conviver com a frustração de um resultado ruim da sua equipe?

Nessa hora a pressão sobe e a certeza de que a equipe está muito aquém do necessário aumenta.

Pior ainda quando a gente percebe que a equipe já se acomodou diante desse resultado ruim.

Ou que falta compromisso e vontade de virar o jogo.

Se você, Líder, sente que a sua equipe pode ir além do que está entregando hoje, este artigo, baseado em meu programa de lideranças, é para você.

Eu vou te ensinar os 3 passos essenciais para fazer a sua equipe sair da zona de conforto e fazer muito mais.

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Alinhamento de expectativas

O primeiro passo é você garantir, ter a certeza, de que cada pessoa da sua equipe sabe o que realmente é esperado dela.

Isso é o que a gente chama de fazer um alinhamento de expectativas.

Pensa comigo: se o líder não diz claramente o que ele espera de mim, fica difícil para eu adivinhar qual é a expectativa dele sobre o meu desempenho.

Então, se eu não sei onde chegar, é provável que eu não chegue muito longe.

Ou, no mínimo, eu vou bem menos do que eu poderia ir.

Isso parece óbvio, mas não é. Para mim é muito comum ser chamado para um treinamento de equipes e perceber que existe uma distância enorme entre aquilo que líder espera das pessoas e aquilo que as pessoas acham que o líder espera delas.

Agora eu tenho um desafio para você, um exercício simples, mas que pode ser muito revelador.

Antes de tudo, coloque no papel o que você espera de cada uma das pessoas do seu time. Seja bastante específico.

Chame cada uma delas isoladamente e pergunte:

  • O que você acredita que eu, seu líder, espero do seu trabalho?

Por fim, faça a comparação.

Existe uma chance real das expectativas entre vocês não estarem alinhadas.

E o que fazer diante desta descoberta?

Simples: Aproveite a oportunidade e faça esse alinhamento.

Ou seja, diga, claramente, o que você espera de cada uma das pessoas do time.

Com certeza, esse é um passo muito importante pra você melhorar, e muito, os seus resultados.

Então, bora alinhar as expectativas.

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Feedbacks constantes

O segundo passo é tornar o feedback uma prática constante na relação com a sua equipe.

Certamente, o feedback que funciona é a mais poderosa prática de gestão para tornar as pessoas mais produtivas.

Quando alguém recebe um feedback positivo, a tendência é que essa pessoa continue repetindo as boas práticas.

Consequentemente, quando ela recebe um feedback corretivo, ela toma consciência do que precisa melhorar.

Ela tem a oportunidade de corrigir o que está errado e de aprender com a experiência.

Ou seja, a prática constante do feedback, além do impacto direto na performance, ainda tem um forte impacto na motivação da equipe.

Por isso, quando uma pessoa recebe um feedback, ela se sente valorizada e respeitada. Ela percebe, principalmente, que o trabalho dela tem importância e isso eleva a autoestima e melhora, consideravelmente, a performance.

Mas, atenção, tenha sempre um equilíbrio entre os feedbacks corretivos e os feedbacks positivos.

A importância desse equilíbrio entre os dois tipos de feedbacks é um ponto que eu reforço muito no meu curso de liderança e gestão de pessoas, exatamente porque eu sei que muitos líderes erram nesse ponto.

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Administrar os conflitos

Por fim, líder, o terceiro passo para a sua equipe atingir maiores resultados é: aprenda a administrar os conflitos.

Entenda que, se tem algo que sabota os resultados, certamente isso se chama ‘conflitos’.

Sim, líder, os conflitos existem e as pessoas da sua equipe enfrentam vários problemas de relacionamentos.

Alguns desses problemas são declarados, estão evidentes, mas muitos desses conflitos são velados.

Talvez eles estão escondidos, disfarçados, fazendo um estrago enorme e, por vezes, acabando com o trabalho em equipe.

Por isso, entenda que, conflitos:

– bloqueiam a comunicação

– reduzem a produtividade do time

– criam um ambiente de fofocas, panelinhas e sabotagem

Então, líder, se você quiser obter resultados incríveis, você precisa aprender a gerenciar esses conflitos .

Entretanto, o maior erro que o líder comete diante dos conflitos é empurrar o problema para baixo do tapete.

Às vezes, com o pretexto de não querer se intrometer em problemas pessoais, o líder acaba não cuidando daqueles problemas que impactam em toda a equipe e, consequentemente, nos resultados.

Portanto, um bom começo é cortar as fofocas e restabelecer um fluxo saudável de comunicação entre as pessoas.

Então, faz parte do seu papel de líder, mediar os conflitos para garantir que as pessoas atuem de forma harmônica e cooperativa.

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O que é necessário

Ou seja, resumindo, se você quer extrair os melhores resultados da sua equipe:

  • Alinhe as expectativas
  • Use e abuse dos feedbacks
  • Resolva os conflitos na equipe

Então, bora entrar em ação e colocar essas dicas em prática com a sua equipe!

Depois deixe nos comentários o que aconteceu com os seus resultados.

Bora começar?


Para saber mais com o Flávio Lettieri

Nestes meus mais de 25 anos de carreira, tive a chance de desenvolver líderes e equipes em mais de 500 grandes empresas. Através de programas de Mentoria e Coaching para Líderes, Programas de Liderança, Treinamentos de Inteligência Emocional, Palestras, Team Building e outras modalidades de treinamento corporativo para cerca de 50 mil pessoas, pude chegar a uma conclusão:

A Liderança é o fator mais decisivo para o sucesso de uma empresa.

Por isso hoje, o Desenvolvimento de Lideranças é a minha grande missão. E, por isso, podemos ir muito mais longe nesse trilha de conhecimentos.

Conheça os treinamentos online que você pode iniciar imediatamente ou veja os treinamentos corporativos que estão disponíveis para a sua empresa.

Um forte e carinhoso abraço!

Flavio Lettieri

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