Metas e objetivos: por que algumas pessoas desistem e outras não?

Quase sempre falar a respeito de nossos sonhos significa declamar discursos repletos de utopia e idealização. Sonhar faz parte da vida, e desde a infância criamos nossos desejos para o futuro. No entanto, com o passar do tempo, nem sempre é fácil sustentar estes desejos. Mas, ao traçar metas e objetivos, por que será que algumas pessoas desistem e outras não?

Neste artigo, vamos falar com você sobre o peso de alguns desafios, mostrar as características presentes em quem nunca desiste de seus sonhos e, ainda, explicar como o coaching pode estimular o nosso autodesenvolvimento para sustentar nossas metas e objetivos para o futuro. Acompanhe!

O impacto das barreiras na nossa trajetória

As mudanças que ocorrem ao longo da vida são provenientes das dificuldades cotidianas, das frustrações enfrentadas, dos desafios e das inúmeras negativas que recebemos. Por vezes, esses obstáculos dizimam nossos ideais e nos fazem adiar realizações ou até mesmo desistir dos nossos planos.

É por isso que, mais do que sonhar, devemos ter em mente que a concretização de nossas metas e objetivos só será possível com muito esforço, empenho e dedicação.

Ademais, os fracassos que por vezes permeiam nosso caminho são importantes para a realização de nossas ambições, uma vez que são fontes de aprendizado e funcionam como um espelho, refletindo nossas falhas e nos tornando mais fortes.

Essa situação se traduz em duas possibilidades: as pessoas que fraquejam e desistem de seus desejos e as que pessoas que, mesmo com muita dificuldade, seguem firmes em seus propósitos.

A principal diferença entre os dois tipos de pessoas é que as primeiras acreditam mais nos fracassos que em seus sonhos e se deixam vencer pelos obstáculos, enquanto as outras encontram, nas dificuldades, oportunidades valiosas de aprendizado e superação, não desanimando com os erros.

As características de quem desiste de suas metas e objetivos

As pessoas que desistem de suas metas e sonhos quase sempre tomam esse caminho por causa de dois motivos:

Influências negativas

Quem vive rodeado de influências nocivas tem grandes probabilidades de desenvolver pensamentos e comportamentos pessimistas. Então, o ideal é procurar manter distância de pessoas que sugam nossas energias e que tem como hábito reclamar de tudo o tempo todo.

Em vez de permitir que sejamos contagiados negativamente, devemos manter apenas influências otimistas e positivas ao nosso redor.

Falta de persistência

Quase tudo nessa vida depende de esforço e dedicação, ou seja, para que possamos alcançar nossos sonhos, é necessário, muitas vezes, renunciar alguns prazeres. Existem muitos sonhadores utópicos vagando por aí, sem coragem e persistência para concretizar seus objetivos.

Tudo começa com o primeiro passo, com pequenas práticas e esforços cotidianos. E é fundamental vencermos a batalha que existe dentro de nós para alcançarmos os nossos propósitos de vida.

As características de quem insiste em suas metas e objetivos

As pessoas persistentes, que não desistem com facilidade de seus sonhos, também conservam algumas particularidades dentro de si. Conheça duas delas a seguir:

Disciplina

É preciso usar os fracassos como aprendizado. Com certeza, inúmeras vezes, lutaremos com esforço e dedicação para a realização de nossos sonhos e, ainda assim, ficaremos distantes do alcance de nossos desejos.

Todo sucesso é precedido de alguns fracassos, ou seja, persistência e disciplina são requisitos fundamentais para o alcance de nossas metas e objetivos profissionais.

Mudança de atitude

Quem quer conquistar resultados diferentes não pode viver de repetição. É impossível alcançar novos desfechos utilizando sempre as mesmas ferramentas.

É necessário empregarmos coragem e ousadia nas ações em busca de nossos sonhos. Para garantir um rendimento maior, nada como mudar de estratégia!

A importância do Coaching para alcançar metas e objetivos

O coaching tem contribuído para o desenvolvimento pessoal e profissional de muitas pessoas, promovendo mudanças significativas e permanentes em suas vidas.

Para quem está enfrentando alguma dificuldade ou desafio, contar com o auxílio de um profissional de coaching pode fazer toda a diferença na trajetória em busca da realização de seus sonhos.

Um Coach bem preparado sabe como aplicar as ferramentas específicas para que possamos identificar nossos sonhos, organizar nossas metas e trilhar o caminho necessário para alcançá-los, conquistando uma carreira bem-sucedida.

Quer saber outras estratégias efetivas para alcançar suas metas e objetivos? Assine a newsletter e fique por dentro dos conteúdos exclusivos do blog e do nosso canal no youtube!

Um carinhoso abraço,

Flávio Lettieri

Equipe Como fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações