Gestão de pessoas: desenvolva a confiança na sua equipe de trabalho

“A confiança é contagiante. A falta dela também”, já dizia o escritor americano Michael O´Brien. Manter uma relação de confiança com os parceiros que integram a sua equipe de trabalho é fundamental para o sucesso de seus projetos. Por isso, uma gestão de pessoas eficiente é um requisito importante para motivar o grupo e humanizar as relações profissionais.

A forma como os membros das equipes se identificam uns com os outros, se comunicam e estabelecem relações de segurança entre si é essencial para que o grupo atinja os objetivos. Sem confiança, é praticamente impossível criar uma verdadeira equipe e produzir bons resultados.

Além disso, as relações de confiança são responsáveis por promover um melhor desempenho no trabalho e formar líderes de maneira natural. Confira a importância de se promover a confiança em sua equipe de trabalho.

Benefícios de se investir em uma gestão de pessoas eficiente

Quando um líder trabalha com profissionais em que não confia, certamente os resultados ficarão comprometidos. A comunicação é afetada, assim como o desempenho, as habilidades e todos os processos que envolvem os projetos.

Ele pode ter que refazer várias etapas dos planejamentos ou assumir responsabilidades que não são suas pelo simples fato de não confiar no profissional escalado para essa função.

Já quando há pessoas de confiança na equipe, o líder pode se ocupar de outras tarefas, pois ele sabe que o trabalho será bem-feito pelos responsáveis por cada etapa. Além de uma produtividade maior, essa relação de confiança contribui para que os integrantes tenham mais autonomia para desempenhar suas funções e, claro, alcançar melhores resultados.

Por isso, é importante que o líder sempre motive sua equipe, destacando as capacidades e competências de cada um e valorizando cada conquista. Tenha em mente que o reconhecimento dos resultados é o maior estímulo para promover a autoestima e desenvolver confiança em cada membro envolvido em seus projetos.

Dicas de como desenvolver a confiança em sua equipe de trabalho

A confiança é uma característica que influencia diretamente no sucesso da equipe, no desempenho individual e na colaboração de cada um — quanto mais segurança o profissional tiver, mais ele será motivado a trabalhar e apresentar bons resultados.

Confira algumas dicas que vão te ajudar a desenvolver a confiança em sua equipe:

Receber feedbacks

Receber um retorno sobre seu desempenho é a melhor forma de a equipe avaliar sua própria atuação, afinal, um feedback permite uma análise significativa de seus erros e acertos e de sua potencialidade.

Por isso, sempre que possível, estabeleça contato com seus colaboradores e dê um retorno claro e objetivo sobre o comportamento de cada um, aconselhando quando mudanças forem necessárias, reconhecendo os resultados positivos e enaltecendo a importância da contribuição individual no sucesso de seus projetos.

Demandar tarefas

Demandar tarefas para sua equipe é um ato que comprova a segurança que você deposita em cada membro, já que essa atitude é uma demonstração de reconhecimento e confiança.

Ninguém atribui responsabilidades a profissionais incompetentes, pois isso colocaria em risco o resultado final do projeto. Por isso, quando encaminhamos responsabilidades aos nossos liderados, eles certamente farão de tudo para retribuir essa confiança.

Ter empatia

Colocar-se no lugar do outro é muito importante, já que as pessoas estão cada vez mais intolerantes e individualistas. Muitos profissionais agem com egoísmo e soberba, sem pensar no outro por um momento sequer.

Por isso, desenvolver e ter empatia no ambiente de trabalho é a melhor maneira de construir relações sólidas e seguras. Desse modo, fica muito mais simples perceber o quanto gestos de confiança são essenciais para a autoestima de cada um.

Valorizar os resultados

Não existe nada melhor que poder comemorar os resultados que a confiança na equipe proporcionou. Por isso, valorize sempre as conquistas de seu grupo, reconheça as competências de cada um e comemore as metas alcançadas. Ao ver seu trabalho reconhecido, os profissionais se sentem motivados a melhorar ainda mais seu próprio desempenho.

Uma gestão de pessoas eficiente é capaz de realizar verdadeiras transformações em seu time e nos resultados finais de cada projeto. Como você tem reforçado a motivação da sua equipe? Conta pra mim aqui nos comentários.

Um forte abraço,

Equipe Como fazer Coaching

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