Entenda por que fracassar pode ser bom para alcançar o sucesso

Você tem receio de cometer erros e fracassar, deixando, assim, de alcançar o sucesso tão merecido? Então, chegou a hora de mudar isso. Primeiramente, é preciso entender que todos nós estamos sujeitos ao fracasso, até mesmo a pessoa mais metódica, esperta e esforçada do mundo.

Não faltam exemplos de superação e aprendizado após experimentar o fracasso, como o caso da mundialmente famosa escritora J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, que recebeu vários “nãos” das primeiras editoras que procurou para publicar o título.

Depois de muita persistência, ela conseguiu não apenas lançar seu livro, como vê-lo na lista dos mais vendidos, ganhar milhões de fãs e, ainda, tornar-se multimilionária.

Para entender melhor como ressignificar o fracasso, fazendo dele uma verdadeira alavanca para alcançar o sucesso, basta continuar a leitura!

Oportunidade de crescimento

Suponhamos que você acaba de ser demitido do seu emprego. Quais são suas opções? Você pode ficar se lamentando pelo fracasso ou abrir os olhos para todas as oportunidades à sua volta, como trabalhar em uma área diferente, experimentar outro tipo de atividade, tirar um tempo para descansar e fazer as coisas que gosta ou, quem sabe, abrir o seu próprio negócio. A questão, aqui, é criar e saber reconhecer novas oportunidades!

Essa suposição tem sido a realidade de muitos brasileiros nesse último período de crise. Além disso, muitas empresas também precisaram se reinventar para não irem de vez à falência. No processo, muitas organizações cresceram ainda mais, enquanto aquelas que ficaram se lamentando só viram seus lucros diminuírem.

Resiliência

Errar e fracassar nos ensina a sermos mais resilientes. Essa é uma característica importantíssima ao longo da vida. Afinal, seja na esfera pessoal, na carreira, em relacionamentos ou com as finanças, momentos de dificuldades sempre surgem e é preciso manter-se sereno e perseverante para saber enfrentá-los.

Uma excelente dica interessante para treinar essa habilidade consiste em, sempre que surgir um problema, procurar focar na solução. Lembre-se: quanto mais pensamos negativamente sobre o problema, maior ele se torna.

Aprendizado

O fracasso apenas derrota aqueles que o consideram o fim da linha. Se você cometeu um erro e o entende como apenas mais um degrau em sua evolução, já está a meio caminho da alcançar o sucesso.

Futuramente, quando você tentar realizar essa mesma coisa em que falhou, já saberá o que não deve ser feito e poderá tentar de outra forma, com maiores chances de acertar.

Além disso, você tem em mãos a oportunidade de compartilhar esse aprendizado com outras pessoas, logo, não faz sentido ter vergonha de admitir que errou. Apenas as grandes mulheres e os grandes homens são capazes disso.

Crenças limitantes e crenças fortalecedoras

Quando se trata do fracasso, existem muitas crenças. Parte delas podem ser fortalecedoras, como as que mencionamos, outras, no entanto, podem ser realmente limitantes.

Mas, afinal, o que torna uma crença limitante ou fortalecedora? A resposta é simples: você. Enquanto dono de suas próprias convicções, você é quem escolhe no que acreditar ou não.

É importante ressaltar que pessoas com padrões de crenças mais fortalecedoras possuem a capacidade de ressignificar os fracassos. Você se considera uma dessas pessoas? Seja sincero! Se a resposta for negativa, não se preocupe: é possível trabalhar isso. Um bom Coach sabe como ajudar seus clientes a fortalecerem suas crenças.

O que importa é deixar de lado as crenças limitantes e, se for preciso, procure a ajuda de um Coach e aprenda com ele a fazer do fracasso um combustível para alcançar o sucesso!

Você já conhece o canal “Como fazer Coaching” no Youtube? Aproveite para se inscrever e ter acesso a todo nosso conteúdo gratuitamente.

Um grande abraço,

Flávio Lettieri e Equipe Como fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações