O que é Executive Coaching e como ele ajuda a melhorar os seus resultados

O Executive Coaching é uma modalidade de Coaching voltada para líderes e gestores e que possibilita que eles alcancem resultados transformadores.

***

O desafio

Você, finalmente, foi reconhecido pelo seu empenho e dedicação à empresa onde trabalha. Depois de muito suor, foi lançado a um cargo gerencial. Parabéns! O dia-a-dia, no entanto, se mostra mais complexo e desafiador do que você imaginava.

Quanto mais subimos na hierarquia corporativa, mais nos deparamos com situações com as quais não estamos acostumados. O líder se torna diretamente responsável pela carreira de seus subordinados, assim como passamos a tratar de planejamentos e sermos cobrados por resultados em nível mais alto, quando não depende só da nossa atuação individual.

É neste último aspecto que reside a chave que diferencia o líder que contribui para o crescimento da empresa e o chefe especializado no microgerenciamento. Esta chave inclui um alto nível de confiança em si e na sua equipe, a capacidade de olhar para o todo, de entender os potenciais de cada pessoa, de guiá-las e desenvolvê-las e, por fim, ter um desempenho vencedor, convertido em retorno financeiro.

É para auxiliar que líderes e gestores construam um caminho de sucesso que um programa de Executive Coaching atua.

Executive Coaching como estratégia empresarial

O Executive Coaching é amplamente utilizado nas maiores empresas do mundo. Trata-se de um programa que vai muito além das convenções motivacionais de fim de ano. É uma estratégia poderosa que guia a empresa para desenvolver um corpo de líderes altamente eficazes e que fortaleçam a cultura desejada.

O ponto de partida, neste caso, é a própria empresa. Para que o Executive Coaching seja abrangente, a corporação – normalmente o RH – elabora um plano geral de formação de líderes. O Executive Coaching entra em ação sendo muito mais que um módulo de progressão de carreira, mas sim um acompanhamento próximo com cada gestor para que o conteúdo seja assimilado não somente do ponto de vista do conhecimento, mas, principalmente, do ponto de vista comportamental.

Executive Coaching como desenvolvimento pessoal

Quando não há na empresa uma abertura para uma ação global, é comum – e por vezes, recomendável – um líder procurar auxílio por conta própria. Nestes casos, o Coach elabora um planejamento totalmente adaptado à realidade do Coachee. Foca nos pontos que mais causam dor e faz surgir o ambiente favorável para sua melhor versão.

Afinal, para que contratar um Executive Coaching?

Há dois níveis de impacto de uma boa aplicação de um programa de Executive Coaching. Estes níveis ultrapassam generalizações como “tornar-me um líder melhor” e fincam pé em ações práticas e sobretudo mensuráveis.

O nível mais alto é o que podemos chamar de Metas e Diretrizes. Nesta etapa, propõe-se que haja um objetivo maior a ser alcançado com o programa. Este objetivo, posteriormente, é transformado em meta mensurável quantitativamente. São exemplos, dentre muitos outros:

  • Aumentar as vendas
  • Melhorar a relação com a equipe
  • Gerir melhor o tempo
  • Inserir-se como membro representativo no corpo gerencial
  • Ser promovido ou ter aumento de salário

A necessidade, claro, depende da realidade de cada empresa e de cada profissional. O ponto de partida, no entanto é único: a vontade de se tornar um líder de alta performance com um nível de entrega diferenciado.

Técnicas e plano de ação do Executive Coaching

A partir do entendimento dos principais gaps do Coachee, o bom programa de Executive Coaching trabalha para que seja montado um plano efetivo de ação. Estamos falando da fase de Ação e Execução. Este plano é construído aplicando-se diversas técnicas e ferramentas que procuram compreender a fundo o perfil do Coachee como profissional. Este detalhamento do perfil contempla, dentre outros:

  • Mapa de empatia
  • Habilidades e Competências
  • Rodadas de feedback
  • Identificação de padrões
  •  

Este perfil é o fio condutor que permeia a construção do plano de ação. Não há um modelo único de plano de ação que possa ser copiado de um caso a outro. Cada situação exige atenção e preparação específicas. E um conjunto de perguntas fundamentais, tais como:

  • Quais são as minhas crenças limitantes e como elas podem ser revertidas?
  • O que mais me motiva e me estimula?
  • E, principalmente, que ações práticas eu devo começar a fazer agora, para que, dentro do meu perfil, eu consiga atingir os meus objetivos?

#Bônus: o segredo dos casos de sucesso

Nestes meus mais de 25 anos de carreira desenvolvendo pessoas, eu, Flávio Lettieri, aprendi que, seja pela via corporativa, seja pela via do desenvolvimento pessoal, o sucesso de um programa de Executive Coaching depende da motivação do líder e gestor e de da disciplina que ele se impõe. Essa disciplina contribui para manter o foco no dia-a-dia. Já a motivação gera resiliência e perseverança. Ou seja, está nas suas mãos o caminho para atingir a sua melhor versão!

Para isto, tem de haver uma certa dose de obstinação e de força de vontade presentes. Quanto mais for a sua determinação em vencer, melhores serão os resultados. E lembra quando eu falei que eles têm que ser mensuráveis? É para que você nunca perca de vista o senso de urgência e, quando finalmente atingir aquela meta tão desejada, possa refletir e comemorar dizendo “eu consegui!” E que sensação maravilhosa é esta ao vermos o esforço recompensado!

O Executive Coaching da Como Fazer Coaching

Agora, eu, Flávio Lettieri, tenho um convite pra você. Nestes meus mais de 25 anos de carreira em que tive a chance de desenvolver mais de 50.000 pessoas, eu pude ver na prática como o Coaching é uma ferramenta poderosa, que efetivamente transforma vidas. E contribui significativamente para que cada profissional atinja a sua melhor versão.

Eu acredito tanto no Coaching que em breve eu vou lançar 4 cursos específicos para Líderes e Gestores do fascinante universo corporativo. Dentre eles, o Executive Coaching completo no Coaching para Líderes que certamente vai alavancar sua carreira.

Fale com a gente para ter mais informações. Embarque comigo numa experiência transformadora e sinta o poder que um bom programa de Executive Coaching pode causar!

Aproveite e curta a página no Facebook, siga o perfil no Instagram e se inscreva na nossa Newsletter para ficar por dentro de todas as atualizações do nosso blog e receber ainda mais conteúdo gratuito.

Um carinhoso abraço,

Flavio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

[su_divider]

Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações