Como manter a competitividade? É o que muitas organizações buscam responder, adaptando-se e criando novas maneiras de acompanhar a evolução do mercado . Em tempos assim, a proatividade e agilidade podem ser características essenciais para gerentes de sucesso — e consequentemente, negócios de bem-sucedidos.
E, dentre os benefícios do desenvolvimento gerencial, o mais marcante é a formação de novos profissionais, cada vez mais capacitados para alcançar melhores resultados.
Pensando nisso, hoje vamos explicar como esse investimento pode afetar positivamente o seu trabalho. Gostou do tema? Então acompanhe!
Enfim, o que é esse desenvolvimento gerencial?
Imagine um corpo de gerentes pouco capacitados e sem conhecimento de mercado, seja por inexperiência ou falta de vivência na área? Perder contratações com potenciais clientes e parceiros, por exemplo, podem causar efeitos desastrosos para um negócio — seja pela falta de organização dos setores, seja pela diminuição dos resultados.
Para evitar situações como essa, foi desenvolvida uma ideia que promove o treinamento de gestores dentro da sua empresa, criando um engajamento melhor no serviço e garantindo uma evolução gerencial maior.
Esse programa envolve — e desenvolve — várias áreas, tais quais:
- gestão de rotina;
- gestão estratégica;
- coaching;
- liderança;
- empreendedorismo corporativo.
Assim, os profissionais se preparam para as reais necessidades da organização: maior controle da equipe, motivação, fluxo de serviço são garantias desse investimento!
Quais são os benefícios do desenvolvimento gerencial?
Ter um gerente qualificado para essa posição é uma forma de garantir uma prestação de serviço de qualidade e um produto diferenciado do mercado.
Como esse é um trabalho que envolve todas as fases da atividade, o investimento em gerentes capacitados permite que esses novos funcionários possam identificar e reportar setores com problemas, entender melhor sobre o seu negócio, bem como ajudar a posicionar melhor a marca no mercado.
Um dos maiores benefícios do desenvolvimento gerencial é criar um profissional capaz não só de influenciar processos, mas também pessoas! Ou seja: a equipe estará trabalhando diretamente com uma pessoa capaz de resolver dúvidas e solucionar problemas.
Os bons gestores podem, além de tudo, influenciar na motivação: com espírito de liderança, o gestor poderá incentivar o time a trabalhar de forma mais estratégica para alcançar resultados.
Um corpo de gerentes mais preparado para direcionar funcionários, atender clientes e parceiros garante um retorno melhor, melhorando, por exemplo, a relação entre a equipe de campo com os médicos prescritores.
Como isso deve ser feito?
Os benefícios são claros, mas muitos empresários ainda pecam na maneira de aplicar o desenvolvimento gerencial no negócio. Como e quando ele deve ser feito? Que tipo de treinamento deve ser oferecido?
O ideal é que o empreendedor identifique as reais necessidades do negócio para oferecer um treinamento adequado. Saiba quais são as responsabilidades do gerente, identifique o estilo adequado para a sua área de atuação e não pense apenas em curto prazo.
A indústria farmacêutica por exemplo, requer um desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes específica, e alguns parceiros especializados podem te ajudar a treiná-los!
Eles são capazes de auxiliar na capacitação correta dos gestores, então procurar por empresas especializadas pode ser uma forma eficaz de acelerar e aumentar o retorno desse investimento.
Nunca se esqueça de criar um planejamento focado em liderança, afinal, você pretende desenvolver profissionais que inspirem sua equipe da melhor forma.
Além disso, uma boa estratégia é desenvolver esse projeto aos poucos. Dessa forma, os novos gerentes terão tempo de mesclar os conhecimentos aprendidos com a realidade, garantindo um resultado muito melhor.
E então, leitor? Gostou de aprender um pouco sobre os benefícios do desenvolvimento gerencial? Pretende aplicá-lo no seu negócio? Então aproveite para conhecer as nossas soluções e impulsione o seu crescimento no mercado!