Coaching para conectar Estratégia e Execução

Há muito se fala na importância de uma boa estratégia para o sucesso dos negócios e do valor de um bom estrategista na liderança de uma organização.

O valor da execução

Quando levamos em conta que de cada dez empresas, nove falham na implementação da estratégia e, mais precisamente, falham pela incapacidade de dimensionar o valor humano e o papel das pessoas nessa implementação, precisamos reconhecer que uma execução é a mola mestra de uma estratégia vencedora.

Uma boa execução é a plena integração de pessoas, processos e estratégia na busca de um objetivo comum e é uma disciplina que, não apenas pode ser aprendida, como também é um valor que deve ser disseminado e incorporado na cultura da organização;

Muitos líderes acabam se distanciando da realidade dos negócios por se afastarem do dia a dia das operações. Por acharem que a execução é algo secundário e que deve ser delegado para os níveis inferiores, abrem mão do controle tático, olhando o negócio apenas de maneira periférica.

O resultado disso é que ficam tão imersos nos jogos políticos e organizacionais que perdem de vista as realidades operacionais ocultas que as empresas enfrentam e que trazem os maiores impactos para a lucratividade.

E, ao perder o contato com essa realidade operacional, esses líderes, apesar de seus esforços, estão conduzindo suas empresas, mas não estão as levando a nenhum lugar.

Erros capitais na execução é a falha na alocação de pessoas

Colocar a pessoa errada para a execução de uma determinada função, seja operativa ou tática, é um erro que custa muito para a empresa. Insistir em manter alguém inadequado nessa tarefa pode ser um erro mortal para o negócio.

Apesar da importância de se colocar a pessoa certa no lugar certo ser algo cada vez mais conhecido por qualquer executivo, na prática é um erro cometido por grande parte dos líderes.

Coaching pode ser decisivo

Ao mapear essa necessidade na empresa, um Coach bem preparado vai, através de perguntas e uso de ferramentas apropriadas, ajudar o gestor a estabelecer prioridades e focar nos esforços que podem contribuir efetivamente com a implantação da estratégia.

E, a partir do momento em que o gestor consegue organizar o seu tempo para fazer aquilo que é mais relevante para os seus objetivos, o Coach pode passar a atuar nas demais dimensões que vão potencializar o resultado: metas claras, objetivos bem definidos, comunicação assertiva, senso de realidade e a capacidade de inspirar as pessoas para caminharem na busca da excelência.

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