Qual a diferença entre Coaching e Mentoring?

O conceito de Coaching ainda traz muitas dúvidas para uma boa parcela de pessoas. A maior confusão pode acontecer quando falamos de outros processos de desenvolvimento como mentoring, terapia ou aconselhamento.

Apesar de possuírem algumas semelhanças, cada um desses processos é indicado para uma determinada situação ou necessidade. Ao entender as particularidades de cada um deles, você poderá descobrir qual é o ideal para você ou sua empresa e até para indicá-los para as pessoas que não os conhecem a fundo.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia este artigo e descubra qual a diferença entre Coaching e Mentoring!

O que é o Coaching?

O Coaching é, antes de tudo, um processo de desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Ele combina uma série de metodologias e ferramentas validadas cientificamente para potencializar as capacidades do indivíduo e ajudá-lo a atingir suas metas e realizar os seus sonhos.

O processo de Coaching é conduzido pelo profissional chamado de Coach. O principal objetivo é possibilitar o autoconhecimento e autonomia, de forma que a pessoa se empodere e se engaje ativamente na conquista dos próprios objetivos.

As sessões costumam ser semanais ou quinzenais, com duração de, aproximadamente, uma hora. Além disso, existem vários tipos de Coaching, como o de vida, carreira, emagrecimento, relacionamento, executivo, negócios entre tantos outros.

Durante todo o processo, o Coach — profissional capacitado que passou por uma formação sólida na área — auxilia o seu Cliente, chamado Coachee, no desenvolvimento de objetivos, metas e planos de ação. Tudo isso é acompanhado de perto e o processo só se encerra quando o Coachee tiver autonomia o suficiente para seguir sozinho na sua jornada, mais empoderado e consciente das próprias potencialidades.

O que é o Mentoring?

O mentoring é um processo no qual um profissional já formado e experiente no mercado se torna o mentor de alguém que foi recém-contratado ou que acabou de chegar à empresa. O principal objetivo do processo é o desenvolvimento de competências técnicas por meio da transmissão de conhecimentos adquiridos com a experiência de quem já atua há mais tempo na área.

Portanto, o mentor não precisa realizar um curso de Mentoring ou se especializar no processo: ele utilizará os próprios conhecimentos previamente adquiridos para auxiliar o jovem profissional ou colaborador novo a se posicionar de maneira positiva no mercado.

Qual a diferença entre o Coaching e o Mentoring?

Como você já deve ter percebido, existem grandes diferenças entre o processo de Coaching e o Mentoring.

Apesar de ambos terem como objetivo potencializar o desenvolvimento dos indivíduos, o Mentoring é especificamente voltado para o ambiente profissional e o desenvolvimento de competências técnicas. Por sua vez, o Coaching pode ser utilizado para diversas finalidades, dependendo dos objetivos do Coachee.

Além disso, o profissional de Mentoring não precisa passar por uma formação específica, ao contrário do Coach. Ele utiliza os conhecimentos adquiridos na prática profissional para auxiliar jovens profissionais, enquanto o profissional de Coaching precisa aprender a utilizar técnicas e ferramentas validadas cientificamente e adequá-las às necessidades de cada um dos seus Coachees para garantir o sucesso do processo.

Por fim, uma grande diferença entre o processo de Coaching e o de Mentoring está relacionado ao autoconhecimento. Um dos grandes objetivos do Coach é possibilitar o autoconhecimento do Coachee, por meio de ferramentas específicas.

Já o Mentoring, por possuir o papel de potencializar competências técnicas e auxiliar jovens profissionais na carreira, não tem o fomento ao autoconhecimento em sua base. Ele está mais relacionado à transmissão de conhecimento prático, adquirido por meio da experiência.

Tanto o Mentoring quanto o Coaching são processos importantes e que podem agregar valor aos indivíduos e às empresas. Entender as diferenças entre Coaching e Mentoring é essencial para que você saiba qual é o mais adequado, em cada momento da sua vida pessoal e profissional, de forma a garantir o sucesso do processo escolhido.

Aproveite e siga nossas redes sociais. Temos muitos outros conteúdos interessantes para você se diferenciar e conquistar uma carreira de sucesso: Youtube, Instagram, Facebook.

Um grande abraço,

Flávio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações