Entenda a trajetória do Coaching no mundo

Criado em meados de 1960 nos Estados Unidos como uma metodologia de desenvolvimento pessoal, focada nas habilidades esportivas e no rompimento de barreiras e crenças limitantes, o Coaching no mundo trilhou um longo caminho até tomar o formato que possui hoje. Por essa razão, é interessante conhecer como surgiu o Coaching para compreender quais os objetivos da metodologia.

Explicamos neste post como ele surgiu, quem foram seus primeiros expoentes e também os resultados trazidos pela metodologia. Confira nosso artigo!

Entenda como surgiu o Coaching no mundo

Apesar de existirem estratégias e metodologias que podem ser consideradas “precursoras” do Coaching, pelo seu enfoque no desenvolvimento das capacidades pessoais, é consenso que o Coaching deu seus primeiros passos no mundo dos esportes, onde surgiu como uma técnica de desenvolvimento para motivar esportistas a conquistarem resultados cada vez melhores.

Pioneiro dessa utilização, o americano Timothy Gallwey é considerado um dos pais do Coaching, por ter desenvolvido a técnica “Inner Game” (jogo interior, na tradução), onde o oponente real do esportista não é o adversário, mas suas crenças limitantes. Esse pensamento, de desenvolvimento interior perante às adversidades, é uma das bases do Coaching moderno.

Adaptando o conceito de potencialização de resultados apresentado por Gallwey, o inglês John Whitmore é considerado também um dos precursores do Coaching moderno, por desenvolver padrões e técnicas utilizadas no chamado Executive Coaching, que ganhou adeptos de grandes empresas e tem foco no desenvolvimento profissional com o objetivo de potencializar resultados e conquistar metas.

Popularização do Coaching no meio empresarial

Com o crescimento das empresas multinacionais e a busca por resultados cada vez melhores, o conceito de Coaching começou a se popularizar também no meio empresarial, onde o desenvolvimento pessoal e profissional era e é enxergado como fator de aumento de resultados e de potencial, refletindo diretamente nos resultados financeiros das empresas.

Ao longo dos anos, após se tornar amplamente popular no meio empresarial mundial, o Coaching moderno também começou a ganhar espaço no Brasil. Isso aconteceu especialmente entre os profissionais das grandes empresas, que passaram a valorizar as possibilidades de crescimento pessoal e profissional como estratégia de fortalecimento de resultados.

Por oferecer aos empresários ferramentas e estratégias de análise, desenvolvimento e potencialização profissionais, o Coaching se consolidou como uma metodologia conhecida por trazer resultados de peso, mas também por permitir uma jornada de autoconhecimento e de evolução pessoal, diretamente atrelada ao desenvolvimento profissional.

Descubra como o Coaching pode melhorar os resultados

A metodologia de Coaching permite que grandes e pequenas empresas e até mesmo profissionais liberais aumentem seu desempenho e potencializem seus resultados. Isso porque as ferramentas e técnicas oferecidas faz com que o profissional identifique suas dificuldades e fortalezas, ampliando o autoconhecimento e a busca por resultados ainda melhores.

Com as vantagens que o processo de Coaching permite aos colaboradores, é cada vez mais comum que empresas procurem essa metodologia como uma forma de desenvolvimento e de busca pela excelência.

Esperamos ter ampliado a sua compreensão sobre o Coaching no mundo e os resultados que ele oferece. Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais!

Acompanhe nossos conteúdos também no Youtube.

Um forte abraço,

Flávio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações