Entenda a importância de saber escutar

A escuta ativa é uma habilidade muito importante para o desenvolvimento pessoal e também para a formação de lideranças eficazes nas corporações.

Neste post, falaremos sobre a importância de saber escutar e como aprimorar essa prática. Acompanhe.

Como desenvolver a escuta ativa?

Para desenvolver a habilidade da escuta ativa, o primeiro passo é eliminar as distrações e interrupções, como redes sociais no celular ou conversas paralelas. É importante deixar o interlocutor à vontade, demonstrando interesse no que ele está dizendo. Faça contato visual, acompanhe a mensagem e preste atenção também à comunicação não verbal, uma vez que os gestos e expressões faciais também são parte da escuta.

Uma outra ferramenta para se tornar um bom ouvinte é deixar de lado os julgamentos, principalmente os precipitados. Pratique a empatia, coloque-se no lugar do outro e lembre-se de que nem todos são iguais e de que as formas de reação a determinadas questões são muito distintas. Em vez de dar conselhos, faça perguntas que levem o interlocutor a refletir sobre as questões ditas até que ele mesmo consiga encontrar uma solução.

A escuta ativa é muito utilizada no processo de Coaching. Por meio dela, o Coach consegue realizar as perguntas corretas a fim de estimular, no Coachee, a ação para que ele atinja o seu objetivo.

Qual a importância pessoal e profissional de saber escutar?

Muitas pessoas acreditam que, para ascender profissionalmente, basta realizar cursos, acumular diplomas e ter um currículo invejável. É claro que tais requisitos são importantes para alcançar vagas cada vez melhores, no entanto, o desenvolvimento pessoal é imprescindível para a formação de uma carreira sólida.

Se você pretende ocupar um cargo de liderança, por exemplo, saber escutar é essencial para manter um bom relacionamento com os colaboradores e outras pessoas, para que se atinjam objetivos em comum. Elencamos, abaixo, alguns dos benefícios que a escuta ativa traz tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o profissional.

Melhorar o relacionamento interpessoal

Uma pessoa passa, em média, 8 horas por dia no trabalho. Muitas vezes, o contato com os colegas da empresa é maior do que com a própria família, portanto, é importante que as pessoas sintam prazer em estar lá.

Dessa forma, quem sabe escutar as questões dos outros, sejam eles colaboradores, supervisores, colegas de trabalho ou clientes, torna o ambiente mais amigável e agradável, o que é positivo para o relacionamento interpessoal de todos e faz com que as tarefas sejam desenvolvidas com mais qualidade.

Colocar em prática melhorias no processo do trabalho

Os colaboradores que lidam diariamente com as questões da empresa — processos internos, externos, clientes e produtividade — conseguem identificar diversas melhorias que podem ser aplicadas na rotina de trabalho.

No entanto, não é raro termos notícias de funcionários infelizes justamente porque não são ouvidos pela chefia, o que acaba frustrando diversas iniciativas. Um bom líder deve saber prestar atenção a essas demandas e avaliá-las, afinal, não há pessoas mais capacitadas para apontar os erros e possíveis ajustes do que as que conhecem o trabalho e lidam com ele todos os dias.

Aprimorar os feedbacks

O feedback é a avaliação de desempenho de determinada pessoa ou grupo. No mundo empresarial, ele pode ser repassado do gestor para os colaboradores, dos colaboradores para a chefia e até mesmo pelos clientes. Portanto, se bem utilizado, torna-se um instrumento poderoso para a melhoria de práticas internas, bem como para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.

Por ser um momento em que erros e acertos precisam ser apontados, a escuta ativa permite que a pessoa responsável pelo feedback pratique a empatia e consiga compreender o cenário como um todo, identificando falhas pontuais causadas por motivos externos, assim como falta de preparo, atenção e responsabilidade.

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Um forte abraço,

Flávio Lettieri e Equipe Como fazer Coaching

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