O cliente liga para você e diz: “Vou desistir do processo de coaching porque não estou vendo resultados”. Qual a sua reação inicial? Convencê-lo a não desistir, não é verdade? Talvez esse não seja o caminho imediato a seguir.
Antes de proferir diversos argumentos para que o cliente, ou melhor, o coachee continue, peça um tempo para ele e retorne a ligação depois. Pare, reflita e entenda as reais motivações da desistência. Cada coachee é único, por isso você precisa considerar cada situação individualmente. Assim, evita-se tomar decisões precipitadas que prejudiquem ambas as partes.
Como fazer essa reflexão? Siga os três passos que abordaremos neste artigo.
Faça uma autoavaliação
É comum acharmos que o problema está sempre no outro na relação coach-coachee, afinal você está ali como um facilitador para ajudá-lo a vencer seus medos e atingir suas metas. Mas nem sempre é isso o que acontece. Já pensou que a dificuldade pode ser com você?
Por isso, é muito importante fazer uma autoavaliação. Assim como é usual fazer avaliações nas sessões semanais ou quinzenais com seu coachee, faça disso um exercício para você também. Será que é preciso estudar mais? O seu foco está nos objetivos dele ou nos seus?
Fazendo sempre essas considerações e questionamentos para si, você proporciona um crescimento profissional e desenvolve uma maior capacidade para ajudar seus clientes.
Analise os motivos da desistência
Após seu exercício de autoconhecimento, marque uma reunião com o seu coachee para ouvir o porquê dele pensar em desistir do processo de coaching, e estabeleça seus argumentos práticos a partir disso. Mas não force. Mostre sempre a situação na perspectiva do cliente. Vamos a alguns exemplos:
- Não sabe o que quer: é imprescindível que o coachee tenha metas e objetivos definidos. Se ele está confuso quanto a isso, questione o que o motiva a precisar dos serviços de coaching. Caso ele queira melhorar a capacidade de liderança, por exemplo, mostre dados que comprovem que ser um bom líder pode proporcionar benefícios para ele como profissional, sua equipe e para a empresa como um todo;
- O tempo está escasso: se esse for o principal argumento para a desistência, procure se adequar à rotina do seu coachee. Está difícil fazer encontros semanais? Opte pelos quinzenais. Reuniões presenciais são complicadas? Estabeleça algumas reuniões por videoconferência, por exemplo;
- Não percebe os resultados: cada pessoa muda a seu tempo e isso precisa ficar claro para seu coachee. Se ele não está vendo retornos, ele necessita compreender que a mudança não será imediata. Cabe ao coach identificar o momento em que se encontra o seu coachee e o que ele precisa para se sentir motivado a continuar o processo, percebendo, principalmente, os pequenos ganhos conquistados e que o levarão a atingir seus grandes objetivos.
Entenda o momento do cliente
Mas mesmo depois desses argumentos ele não quer continuar? Aceite e, se ele já tiver estabelecido o pagamento, reembolse-o. Não é saudável estabelecer uma relação em que uma das partes não está satisfeita.
Fique ciente que você, como Coach, fez sua parte e deixou as portas abertas. E, finalizando essa parceria de forma sensata e amigável, possibilita que, num futuro próximo, o cliente deseje trabalhar contigo novamente.
Entender a situação do cliente no processo de coaching é fundamental para o crescimento de ambas as partes. Por isso, é importante saber a hora de dar o seu máximo e também quando deve se retirar. É primordial perceber que perder um coachee nem sempre é sinal de um mau trabalho, pelo contrário, é estar consciente de que você é um bom profissional e respeita o momento dele.
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Um grande abraço,
Equipe Como fazer Coaching