6 dicas para aumentar a sua autoridade como Coach

Construir autoridade é um processo de longo prazo que exige dedicação. Os resultados são compensadores e podem alavancar sua carreira.

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Referência de conhecimento = Autoridade

Qual o primeiro nome que vem à sua cabeça quando você pensa, por exemplo, em empreendedorismo? Steve Jobs? Elon Musk? Jack Ma?

Ou quando você pensa em futebol? Pelé? Maradona? Ronaldo? Zidane? Messi?

Em cada área de atuação – não importando o nível de especificidade – certamente algum nome surgirá em sua mente como referência naquele segmento.

No mundo do Coaching esta formação de referência ocorre da mesma maneira. Estabelecer-se como referência é o ponto final de uma jornada de construção de autoridade.

O que é Autoridade?

Afinal, o que é autoridade?

“Autoridade é a relevância percebida de um profissional.”

O conceito de autoridade é construído a partir de diversos critérios. Desde uma formação de qualidade até a comunicação, passando por validação por pares e até mesmo a capacidade em atrair fãs ou seguidores. É uma matemática que, apesar de não ter valores fixos, possui os elementos da equação bastante definidos.

E é sobre alguns destes elementos que este artigo comenta, com dicas essenciais para você construir a sua autoridade.

1. Invista numa boa formação

Uma boa formação é o alicerce para a construção de sua autoridade. Sem ela, o esforço de comunicação ficará sempre com um ar de superficialidade. Portanto, invista em uma formação que, realmente, possibilite que você aprenda e se desenvolva. É o carimbo que vai validar o seu conteúdo, indicando que você é alguém que entende profundamente do tema.

2. Defina seu nicho de atuação e foque sua comunicação

Como Coach, você precisa ter clareza de qual é o seu nicho de atuação. Quanto mais focado, melhor. Isso significa uma marca no seu trabalho, uma nitidez na autoridade que você vai construir. Um norte que fará com que todos que procurem você saibam exatamente em que você atua, e que você é uma referência naquele assunto.

Além disso, procure saber quem é o seu público-alvo, a persona que representa este seu público. Depois disso, foque sua comunicação quase que integralmente no seu segmento em uma linguagem adaptada ao que o seu público precisa e quer ouvir.

https://www.youtube.com/watch?v=xI6yfguHyN4

3. Produza conteúdo de qualidade

O seu conteúdo deve ser interessante para o seu público. Isso envolve criar empatia, fornecer informações de alta qualidade e que agreguem valor. Textos não podem conter erros gramaticais graves; imagens têm que ter boa qualidade de resolução; vídeos devem ter condições mínimas de produção para transmitirem a sua identidade, a sua marca para a sua persona.

Além dos aspectos técnicos, o seu conteúdo precisa gerar conhecimento e valor . Nesse ponto, algumas perguntas são importantes para você validar o que for produzir. São elas:

  • O tema é relevante? Se não for, não há motivo para falar sobre ele.
  • O que eu tenho para dizer é diferente do que os outros estão dizendo? Não seja mais um.
  • O que eu tenho para dizer pode gerar consequências negativas para o meu trabalho? Opiniões extremas – ou até mesmo que ferem a legislação – devem ser evitadas.
  • O que eu tenho para dizer tem algum benefício para quem interagir? Quem entrar em contato com o seu conteúdo tem que extrair algo que seja benéfico à sua vida.

4. Divulgue! Estabeleça parcerias e use as redes sociais com sabedoria

Autoridade é algo que não fica restrita aos seus próprios canais – como redes sociais e sites. Ela envolve, também, a participação efetiva em outras redes como colaborador.

Desta forma, procure saber quais são as publicações e meios que têm impacto no seu público-alvo e relação direta com o seu tema. Procure estabelecer parcerias para geração de conteúdos naquele meio – por exemplo, uma revista da região, um áudio na rádio, um guest post num site ou portal.

Não deixe de lado, no entanto, as suas redes sociais. Estas atividades têm que caminhar em paralelo. Mas use-as com sabedoria. Entenda a finalidade de cada uma delas e gere conteúdo ajustado a cada canal.

Dica: LinkedIN e Youtube são fontes valiosas para a construção da autoridade.

5. Endossos são essenciais para a autoridade

O que você faz quando você procura por um novo serviço ou produto? Uma das primeiras ações é verificar o que dizem outros clientes, certo?

Esta procura por validação é mais do que importante para a construção de sua reputação. E você pode ir muito além dos feedbacks de clientes diretos. Há maneiras também efetivas de procurar endossos.

Uma das mais eficazes é a de ser membro ativo de comunidades focadas no tema. Se você passa a ser respeitado e ouvido em fóruns específicos com colegas que atuam de maneira similar à sua, sua autoridade é endossada por companheiros de área.

6. Persista!

A comunicação para a construção da autoridade é um processo de médio a longo prazo. A atração de seguidores e clientes pode ser lenta no início, mas isso, não é motivo para gerar frustração. Lembre-se, autoridade é construção, ela não nasce formada. É um trabalho diário,com muito foco e absoluta persistência. Autoridade não é produzir um só conteúdo, é um conjunto de tudo o que você tem produzido ao longo dos dias, semanas e meses.

Assim, esteja comprometido e focado no seu trabalho. Produza conteúdo interessante, com frequência e consistência, aos poucos você poderá contabilizar suas curtidas, comentários e compartilhamentos como consequência do seu ótimo trabalho. Estude, pesquise a concorrência, aprenda com quem sabe mais que você, seja persistente. Permaneça firme no seu propósito, ajuste o que precisar ser ajustado para aumentar a efetividade da sua mensagem e siga em frente rumo ao seu sonho de se tornar uma referência como Coach!

A Como Fazer Coaching

Por fim, eu, Flávio Lettieri, tenho um convite pra você. Nestes meus mais de 25 anos de carreira em que tive a chance de desenvolver mais de 50.000 pessoas, eu pude ver na prática como o Coaching é uma ferramenta poderosa, que efetivamente transforma vidas, inclusive quando usada na gestão de pessoas. Com base nessa experiência, idealizei o programa Como Fazer Coaching. Tenho muito orgulho de poder dizer que com o auxílio de profissionais gabaritados, desenvolvi a melhor e mais completa Formação em Coaching do mercado. Ademais, ela foi feita para se adaptar à sua agenda atribulada. Isso quer dizer que aqui você é o gestor do seu tempo.

Fale com a gente para ter mais informações. Embarque comigo numa experiência transformadora e aprenda Como Fazer Coaching! A sua hora de ser Coach começa agora mesmo!

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Um carinhoso abraço,

Flavio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

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