O que são crenças limitantes e como elas atrapalham seus planos de ser Coach

Seja no passado, seja no presente, nossas crenças limitantes impactam nossas vidas e decisões profissionais. Entenda o que elas são e como atuar para reverter aquelas que mais atrapalham o seu desenvolvimento profissional.

***

Olhando para trás, você consegue apontar decisões que certamente poderiam ser diferentes e, hoje, causam uma ponta de arrependimento?

Chega um momento na vida em que ficamos mais propensos a pensar naquilo que queríamos e não conseguimos. Aquele mochilão que deixamos para depois, a viagem que precisou ser adiada, a pós não feita que auxiliaria na nossa progressão de carreira, aquele negócio que tínhamos certeza de que iria dar certo, mas que nunca saiu do papel.

Na nossa cabeça, temos as justificativas prontas. O medo do desconhecido ou de ouvir não, o prazo que era inegociável, a falta de dinheiro, um entendimento de falta de preparo, achar-se velho ou que é tarde demais…

Você consegue lembrar de uma passagem assim? Lembra quão desconfortável foi sentir-se preso e ter que adiar seus planos?

Pois saiba este fenômeno é muito comum. E tem sido um conceito muito debatido ultimamente no mundo dos negócios e de desenvolvimento pessoal. A estas desculpas pré-concebidas que inibem nossas ações chamamos de crenças limitantes.

O que são crenças limitantes?

Crenças limitantes são o conjunto de raciocínios prévios, anteriores a uma tomada de decisão, que justifica nos mantermos nas condições existentes. Ou seja, são modelos mentais que contribuem para conservar nosso status. Elas nos seguram em nossa zona de conforto, fazendo com que mudanças – ou desafios – sejam adiados indefinidamente.

A origem destas crenças limitantes é bastante variada. Pode ser de experiências ruins que tivemos (se eu não fui bem naquele projeto, logo não sei trabalhar com projetos). Podem ser experiências análogas (se não fui bem em matemática na escola, não posso trabalhar com números). Pode ser de pressões sociais (não vou fazer história porque meus pais querem que eu seja advogado). São inúmeras as fontes que atuam para nos limitar e que tendemos a absorver quando não as questionamos.

Repetindo comportamentos

O exercício de analisar nossas atitudes passadas é mais fácil. Temos o distanciamento necessário para que não nos doa tanto no momento presente. Mas ao darmos mais um passo rumo ao autoconhecimento, podemos perceber que repetimos estes mesmos vieses ainda hoje. Isto acontece porque eles estão enraizados na nossa mente. Mudá-los requer um esforço consciente e ação efetiva.

Muitas vezes, em nossas carreiras, nos vemos diante de um desafio importante. Podemos entender, por exemplo, que estamos perto do limite de crescimento na empresa onde trabalhamos. Pode até ser que nos sintamos encurralados. De um lado, por não achar ter o conhecimento necessário para seguir adiante (ah, se eu tivesse feito aquele MBA!). De outro, por ver uma nova geração mais jovem, com salários mais baixos, cheios de energia e de novos conceitos (estou velho demais pra isso!).

Percebe, neste exemplo, como as crenças limitantes podem atuar?

Crenças limitantes e o Coaching

Diz o ditado que “a necessidade é a mãe da criatividade.” Ou seja, isso ocorre quando olhamos para fora e buscamos alternativas que viabilizem o crescimento contínuo de carreira que sabemos merecer. E nesta linha, o Coaching pode ser uma ferramenta poderosa para fazer você deslanchar de vez. Não apenas como Coachee, mas, principalmente, como Coach profissional.

Então, atenção para estas 4 crenças limitantes mais comuns que podem te atrapalhar na decisão de seguir uma nova carreira como o Coaching.

Crença limitante #1: Não é pra mim, não acredito em Coaching

Há décadas, o Coaching vem comprovadamente se tornando uma alternativa poderosa para alavancar os resultados das pessoas, fazendo-as atingir o máximo de seu potencial. É fundamental que não nos deixemos influenciar pelos maus exemplos e maus profissionais e focar na premissa fundamental: o Coaching, quando bem feito, funciona. São inúmeros os casos de sucesso, de gente que alcançou efetivamente a sua melhor versão após participar de sessões de Coaching. Talvez até gente muito próxima a você.

Lembre-se sempre do conceito universal do Coaching: se alguém consegue, eu também posso conseguir.

Crença limitante #2: Não acredito que as pessoas são capazes de mudar

Esta afirmação é uma meia verdade. Por que meia verdade? Porque realmente as pessoas não são capazes de mudar se não trabalharem arduamente para isso. Fazer algo meia-boca não vai gerar a mudança que as pessoas buscam. Este processo exige, portanto, vontade, dedicação e disciplina.

Antes, no entanto, você precisa internalizar outro conceito universal do Coaching: sua capacidade de transformar a vida das pessoas. O Coach vai guiar o Coachee rumo à sua nova e melhor versão. E ele ter a mais absoluta convicção de que isso é possível é fundamental para que esta jornada seja bem sucedida.

Crença limitante #3: Não consigo, é muito difícil aprender e aplicar técnicas e ferramentas

Isso depende, afinal, a dificuldade de compreensão de um novo conhecimento é diretamente proporcional à qualidade da linguagem utilizada pelo interlocutor. Ou seja: quanto menos didático for o material, mais complicado será de assimilá-lo.

A alternativa é procurar uma formação que ofereça não apenas conteúdo de qualidade, mas que consiga comunicar estas técnicas e ferramentas de maneira prática, com aplicabilidade evidente.

Crença limitante #4: Não tenho tempo, minha agenda é muito corrida

O modelo tradicional de aprendizado impunha uma série de restrições ao aprendizado. A necessidade de presença física em sala de aula e o estudo em horários específicos prejudicavam aqueles com tempo mais restrito. Afinal, quantas vezes já deixamos de fazer algo que nos era valioso por causa de falta de tempo?

O EAD (ensino à distância) veio para mudar significativamente este cenário. Com ele, você pode ter acesso ao conteúdo de aulas na hora que for mais conveniente. Você faz o seu tempo e dá o andamento que mais se adequa às suas possibilidades.

Ou seja: você ganha tempo e faz sua rotina adaptada à sua agenda.

Reconstruindo suas crenças limitantes

Você tem agora em mãos a oportunidade de reconstruir as suas crenças limitantes. Para isso, utilizamos uma abordagem em 4 etapas. Estas etapas são pautadas em perguntas que fazem com que tenhamos muito mais assertividade na atuação. E eu transformei isso num exercício que é facilmente aplicável. Divida um papel em quatro partes e procure responder às perguntas abaixo:

  • Identificação e reconhecimento: quais são as crenças limitantes mais presentes em minha vida?
  • Contestação: Consigo identificar a origem destas crenças limitantes? Elas fazem sentido?
  • Redefinição: De que maneira eu reverto o paradigma e transformo estas crenças limitantes em algo positivo?
  • Ação: o que vou fazer agora para começar a colocar em prática estas novas percepções?

Estou certo de que se você seguir esse passo a passo, você estará tomando uma decisão importante rumo ao seu desenvolvimento. E não esqueça de compartilhar os resultados com a gente. Queremos muito fazer parte desta sua nova jornada de autoconhecimento e crescimento.

A Como Fazer Coaching

Eu, Flávio Lettieri, tenho um convite pra você. Nestes meus mais de 25 anos de carreira em que tive a chance de desenvolver mais de 50.000 pessoas, eu pude ver na prática como o Coaching é uma ferramenta poderosa, que efetivamente transforma vidas. Com base nessa experiência, idealizei o programa Como Fazer Coaching. Tenho muito orgulho de poder dizer que com o auxílio de profissionais gabaritados, desenvolvi a melhor e mais completa Formação em Coaching do mercado. Além do mais, ela foi feita para se adaptar à sua agenda atribulada. Aqui, você é o gestor do seu tempo.

Fale com a gente para ter mais informações. Embarque comigo numa experiência transformadora e aprenda a Como Fazer Coaching!

Aproveite e curta a página no Facebook, curta o perfil no Instagram e se inscreva na nossa Newsletter para ficar por dentro de todas as atualizações do nosso blog e receber ainda mais conteúdo.

Um carinhoso abraço,

Flavio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

[su_divider]

Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações