O que é controle emocional e como o Coaching ajuda a alcançá-lo?

O controle emocional é a habilidade de equilibrar os nossos sentimentos e adaptá-los de acordo com cada situação que encaramos. Ou seja, é uma forma inteligente de utilizarmos as emoções ao nosso favor.

Sem dúvidas, o controle emocional é uma das práticas que consegue trazer benefícios em diferentes esferas das nossas vidas, tanto em termos profissionais quanto pessoais. Mas, será que conseguimos esse equilíbrio sem ajuda externa? Como o Coaching pode ser fundamental nisso? Continue lendo e tenha essas e outras questões respondidas sobre o controle emocional. Boa leitura!

Como o controle emocional ajuda no cotidiano e na vida profissional?

Como explicado, o controle emocional é a maneira como equilibramos os nossos sentimentos. Mas, como isso realmente ajuda no nosso cotidiano e na vida profissional? Confira exemplos logo abaixo:

Relacionamentos pessoais de qualidade

Esse é sem dúvida um dos exemplos mais claros do quanto o controle emocional pode ser benéfico no nosso cotidiano. Com certeza, todos nós conhecemos alguém que viveu um relacionamento que não deu certo em virtude do descontrole emocional ou, até mesmo você, já pode ter vivido uma situação como esta.

Ou seja, quando você possui um controle emocional, a relação se torna melhor. E, não se engane, relacionamentos não se limitam aos amorosos: a própria amizade e a relação com familiares precisam de um ótimo equilíbrio.

Decisões profissionais mais assertivas

O fato é que, aqueles profissionais que conseguem manter o controle emocional durante a execução de suas funções tendem a tomar as melhores decisões. Aqui, muitos acreditam que agir apenas com a razão é o melhor caminho.

Porém, a intransigência não é a escolha mais acertada. O equilíbrio é a chave para o sucesso. Ou seja, aquele que nivela corretamente a emoção com a razão consegue enxergar as fraquezas e as oportunidades profissionais com maior clareza.

O que é importante ter em mente para melhorar o controle emocional?

Os benefícios do controle emocional são claros, porém, como alcançar o equilíbrio desejado? Veja a seguir:

Autoconhecimento

Se você não conhece as suas emoções, jamais conseguirá controlá-las. Parece algo meio óbvio, mas ao não admitir isso, muitas pessoas nunca alcançam o equilíbrio desejado.

Por isso, faça uma autoanálise, entenda quais são as suas emoções mais afloradas e quais são os gatilhos que as despertam mais facilmente. Relembre e refaça situações em que você perdeu o controle e como se sentiu após este descontrole.

Autocontrole

Ao ter o conhecimento sobre as suas emoções mais profundas, o próximo passo é trabalhar para controlá-las, afinal, avisar para as outras pessoas que você tem uma personalidade “forte” ou “fraca” não resolverá os seus problemas.

Uma ótima dica é analisar as situações em que você conseguiu controlar as suas emoções e quais foram as razões que lhe ajudaram nisso. Trabalhe e amplie esses motivos para que você consiga repeti-los com mais facilidade.

Automotivação

A automotivação também é importante, pois servirá de combustível para que você busque cada vez mais o equilíbrio emocional. A cada vitória ou mesmo frustração, motive-se a continuar em frente e melhorar a cada dia.

Como o Coaching pode ajudar no controle emocional?

Sabemos que o Coaching ajuda a desenvolver nossas habilidades e conhecimentos para serem aplicados de maneira úteis. Quando se trata do controle emocional, ele pode ser a peça fundamental para iniciarmos uma análise de forma correta.

A verdade é que, por mais direcionado e focado que um ser humano esteja, dificilmente ele conseguirá conhecer mais sobre as próprias emoções e realizar um trabalho de autocontrole sem uma ajuda externa. É aqui que o Coaching faz toda a diferença, trazendo os benefícios definitivos.

Enfim, não há dúvidas de como o controle emocional é importante para as nossas vidas. Uma pessoa com o equilíbrio das suas emoções tende a alcançar a plenitude e a satisfação com mais facilidade.

E então, gostou de nosso artigo sobre o que é controle emocional e como o Coaching ajuda a alcançá-lo? Aproveite para ler nosso artigo sobre como utilizar as dicas de coaching para atingir as suas metas! Assim, você conseguirá fazer as suas metas serem alcançadas muito mais rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações