Afinal, como estabelecer uma comunicação eficaz entre líder e equipe?

Uma das grandes competências de um bom líder é a comunicação. Porém, em relação às situações reais, no dia a dia da organização, é possível observar uma série de dificuldades e gargalos entre os líderes e suas equipes

Pode ser difícil delegar tarefas, lidar com conflitos ou manter a transparência dentro de uma equipe. Além disso, são muitos colaboradores, cada um com um perfil e uma forma única de trabalhar e lidar com problemas, dificultando ainda mais o trabalho dos líderes.

Porém, existem algumas dicas que podem ajudar — e muito — na hora de estabelecer uma comunicação eficaz entre líder e equipe. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e descubra!

Conheça os membros da equipe

O primeiro passo para estabelecer uma boa comunicação entre líder e equipe é investir no relacionamento com os membros do time. Isso significa que é importante conhecer os colaboradores, entender quais são as principais necessidades e desejos de cada um, assim como as maiores dificuldades que eles enfrentam.

Também é importante que o líder se abra para que a equipe também o conheça. Afinal, toda relação é uma troca. Dessa forma, é possível criar uma relação de confiança entre o líder e a equipe logo no início, o que é essencial para uma boa comunicação e aproximação.

Mantenha a transparência

A transparência é outro elemento essencial para que um líder estabeleça uma boa comunicação com a equipe. Afinal, é preciso que todos os membros tenham acesso às informações do projeto ou área da empresa na qual trabalham, de forma a confiar no líder e gerar os melhores resultados.

Portanto, evite esconder dados importantes. Além disso, certifique-se de que todos os membros têm acesso às mesmas informações, de forma a não privilegiar um ou outro.

Incentive uma cultura de feedback

Para estabelecer uma boa comunicação entre líder e equipe é essencial que você saiba como dar feedback. É preciso entender qual a melhor forma de dar um retorno para os colaboradores sobre o trabalho realizado, seja ele bom ou ruim. Portanto, aprenda algumas técnicas de Coaching e descubra qual delas funciona melhor para você e sua equipe.

Porém, vá além e saiba que também é essencial estar aberto a receber feedback para melhorar o clima da equipe como um todo. Nesse aspecto, incentive a equipe a dar opiniões e sugestões tanto sobre as atividades que está realizando quanto sobre os colegas e o próprio líder. Dessa forma, é possível manter o canal de comunicação aberto entre o líder e a equipe.

Saiba como planejar uma reunião

Nem todo líder dá a devida atenção ao planejamento de uma reunião. Porém, saber passar a mensagem de forma objetiva e clara é essencial para manter uma boa comunicação com a equipe.  Nesse aspecto, uma das referências em comunicação, Reinaldo Polito, dá algumas dicas importantes — que se aplicam tanto em reuniões quanto em apresentações.

É importante ordenar os assuntos de acordo com o tempo disponível, calculando a duração de cada um deles. Além disso, organize as ideias anteriormente e foque mais nas soluções do que nos problemas a serem apresentados.

Colocando essas dicas em prática, você está pronto para estabelecer uma comunicação eficaz com a sua equipe e, dessa forma, se desenvolver enquanto gestor. Portanto, comece agora mesmo a praticá-las e aproveite todos os benefícios que uma boa comunicação pode gerar!

Gostou das dicas? Então compartilhe este texto nas redes sociais e divulgue o conhecimento!

Aproveite e nos acompanhe no Youtube, Instagram e Facebook.

Um grande abraço,

Flávio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações