Compartilhar conhecimento: entenda a importância para sua carreira

“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”, já dizia Benjamin Franklin. Isso, porque o conhecimento é uma das maiores riquezas que o ser humano possui, além de ser um importante recurso que permite conquistar as melhores oportunidades. Já, compartilhá-lo, é uma das práticas fundamentais para uma carreira bem-sucedida.

O profissional que adota uma política mais cooperativa favorece o seu próprio desempenho, colabora para que a empresa tenha um melhor potencial produtivo, alcançando suas metas e objetivos, e ainda, conquista benefícios para todo o time.

Para saber mais sobre a importância de compartilhar conhecimento no local de trabalho e os resultados que podem ser alcançados com essa postura, continue a leitura deste post!

Crescimento na carreira

Por mais qualificado e competente que um profissional seja, dificilmente ele atua sozinho nos projetos realizados no dia a dia. Por isso, o intercâmbio de ideias e experiências é fundamental para uma carreira sólida e bem-sucedida.

Neste aspecto, a todo momento temos diversas oportunidades de aprender algo novo, mas cabe a cada um de nós saber identificá-las e aproveitá-las em prol de nossa trajetória.

Credibilidade

Compartilhar conhecimento com seus colegas de trabalho traz credibilidade à sua atuação profissional, já que a situação permite um reconhecimento maior por parte de toda a equipe, inclusive de seus superiores.

Além disso, esse comportamento transmite autoridade e faz de você uma referência na empresa, pois os funcionários saberão que podem contar com a sua colaboração, experiência e apoio.

Impacto positivo

Essa atuação colaborativa traz impactos positivos para sua carreira, pois, ao auxiliar os demais funcionários, você desempenha um papel fundamental na busca pelo alcance dos objetivos da empresa. Essa situação pode render promoções, cargos mais elevados e, quem sabe, assumir a liderança em novos projetos.

É essencial que você consiga aliar os seus conhecimentos com a permanente busca de novos aprendizados, isso garantirá um constante desenvolvimento. Afinal, o mundo passa por diversas transformações e, diante disso, é importante assumir uma postura de eterno aprendiz.

Autoconhecimento

O autoconhecimento pode trazer consigo uma maior segurança. Isto facilita o compartilhamento de informações com a equipe, uma vez que o profissional não visualizará no outro um concorrente, mas sim, um aliado.

Para conquistar esse estágio, é possível recorrer a diversas ferramentas, como participar de projetos inovadores, aceitar novos desafios, realizar um processo de coaching, investir em uma nova formação e ingressar em diferentes grupos.

Dentre as habilidades e competências mais valorizados pelos profissionais hoje em dia, podemos citar: liderança, inovação, influência e relacionamentos.

A seguir, vamos mostrar alguns dos benefícios que o autoconhecimento e o compartilhamento de experiências podem trazer para quem está na posição de líder. Confira!

Aumento da produtividade

Ao incentivar a ação colaborativa, os gestores conquistam uma produtividade muito maior. Afinal, quanto maior for o compartilhamento das informações, mais os colaboradores terão acesso aos recursos necessários para desenvolverem os seus projetos de forma organizada e eficiente.

Além de evitar atrasos e diminuir as falhas, o trabalho em conjunto esclarece dúvidas e permite que a empresa conquiste melhores resultados, aumentando sua produtividade, seus rendimentos e gerando novos negócios.

Crescimento profissional

Bons exemplos e referências positivas contribuem de maneira grandiosa para o crescimento profissional. Por isso, ao serem conduzidos por líderes presentes e dedicados, os colaboradores têm muito mais oportunidades de desenvolver e otimizar suas competências e habilidades.

Gestão de novos talentos

O compartilhamento do conhecimento permite um aprendizado mútuo, em que os envolvidos ensinam e aprendem ao mesmo tempo. Quando uma empresa utiliza uma política colaborativa entre seus profissionais, seus projetos são executados com mais eficiência.

Além disso, essa situação favorece a formação de novos e eficazes talentos, triunfos importantes para o sucesso de uma organização.

Por fim, compartilhar conhecimento traz inúmeros benefícios para a sua carreira e para os resultados de sua empresa. Então, aproveite e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e auxilie os seus contatos.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

Um grande abraço,

Flávio Lettieri

Equipe Como fazer Coaching

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