Uma pessoa pode sentir insegurança em relação a diversos obstáculos no seu dia a dia. O relacionamento com o outro na vida afetiva e a busca por mais reconhecimento no ambiente de trabalho são alguns exemplos.
A causa da insegurança pode ser proveniente de frustrações sentidas ao longo da vida. Logo, os estímulos são recebidos e acumulados desde a infância até a fase adulta. Tais experiências têm um forte poder de interferência nas sensações de um indivíduo e torna-lo mais inseguro.
A insegurança é um estado emocional que pode ser bastante prejudicial para atingir metas e objetivos, limando excelentes oportunidades profissionais e pessoais por conta de um medo de rejeição. No artigo de hoje apresentamos 5 dicas de como vencer a insegurança. Veja a seguir:
1. Faça uma reflexão sobre a sua autoimagem
Uma maneira de descobrir como vencer a insegurança é refletir como você se sente em relação a si mesmo. Para isso, separe um tempo para analisar com atenção os seus pensamentos e motivações pessoais, e de que forma eles influenciam na construção de sua identidade social. A autoconsciência pode ajudá-lo na superação de seus medos.
2. Evite se comparar com os outros
Comparações em excesso podem sabotar sua autoestima. Tenha sempre em mente que cada pessoa é diferente da outra. Sendo assim, procure dar valor ao que você tem de melhor, como as suas próprias qualidades e conquistas.
3. Passe mais tempo com as pessoas que você ama
As pessoas com quem você mantém laços afetivos saudáveis são muito importantes para a manutenção da sua segurança emocional. É essencial não se isolar. Permita-se passar bons momentos com amigos e familiares queridos.
Essas pessoas que gostam de você podem te ajudar a se sentir mais seguro. Independentemente se você está passando por um bom ou mau momento, elas sempre estarão prontas para te dar suporte.
4. Dispense a aprovação alheia
Não torne os comentários e pensamentos positivos dos outros sobre você uma necessidade em sua vida. Esse julgamento pode limitar suas ações. Busque dar sempre o seu melhor naquilo que fizer, mas não espere o reconhecimento de terceiros.
Lembre-se de que mesmo o seu eventual fracasso tem seu lado positivo, como o aprendizado. A aprovação mais importante deve partir sempre de dentro de você.
5. Saiba rir de si mesmo
É inevitável cometer erros na vida, mas não os torne maiores do que realmente são. Aceite as dificuldades com bom humor, sempre que possível. Ria dos próprios erros e busque aprender com eles.
A insegurança pode ser sentida por todos nós em maior ou menor intensidade. Contudo, é imprescindível não se deixar abater pelo desânimo e não desistir de lutar pelo que se quer por conta desta insegurança.
Algumas vezes o sentimento de insegurança pode estar relacionado à falta de preparo ou de informação. Desse modo, ao nos preparamos mais adequadamente para atingir um objetivo específico, através de estudos e informações, podemos nos sentir mais seguros e confiantes. Um profissional de Coaching pode ajudar muito nesta etapa, identificando pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados, aumentando o autoconhecimento e a autoaceitação.
É preciso saber como vencer a insegurança por meio de ações que partam de você, de modo a fortalecer a sua autoconfiança e a valorizar as suas próprias virtudes. Logo, o cuidado com a autoestima precisa ser valorizado. Tenha amor por você mesmo e evite se autodepreciar. Cultivando ideias positivas, você afasta pensamentos que o desmotivam e que possam culminar em uma autossabotagem.
Você já vivenciou um momento de insegurança? O que você fez para superá-lo? Deixe nos comentários ou envie por e-mail. Compartilhe este artigo nas redes sociais.
Um carinhoso abraço,
Equipe Como fazer Coaching