Como ter disciplina: descubra a importância do coaching

Você é uma dessas pessoas que perdem documentos importantes, começam várias coisas ao mesmo tempo e param no meio, sentem-se perdidas nas várias tarefas do dia a dia? Parece que está faltando um pouco de orientação por aí, não é?

Se você sente falta de ser mais focado, mas não sabe como ter disciplina, saiba que o coaching pode ajudá-lo nessa missão. Ficou curioso sobre este assunto? Leia o post e descubra tudo!

O que é disciplina?

Talvez por conta de uma concepção errônea de que pessoas disciplinadas são também sem criatividade e pouco espontâneas, tem gente que torce o nariz só de ouvir a palavra. Mas essa definição é rasa e não dá conta de explicar o que a disciplina representa na vida.

Ter diligência significa, em primeiro lugar, ter foco, autocontrole e conseguir estabelecer suas prioridades. Um atleta, por exemplo, precisa de muita disciplina para abrir mão de comer o que quiser quando quiser ou de sair com os amigos todos os fins de semana, trocar as viagens pelos treinos etc. Afinal, se não for assim, ele nunca conseguirá os resultados desejados para estar sempre entre os melhores.

Ser disciplinado é ter a força interior necessária para controlar os impulsos e, antes de fazer alguma coisa, pensar: isto está me aproximando ou me afastando do meu objetivo?

Como o coaching pode ajudar?

O coach tem a missão de ajudar o coachee a trilhar um caminho para alcançar um ou mais objetivos. Nesse caso específico, ter mais disciplina poderá ajudar o coachee a alcançar a sua meta. Para isso, existem, várias técnicas e etapas intermediárias pelas quais o coach pode levar o cliente para que ele chegue ao seu escopo. Veja:

Definição de objetivos

A primeira tarefa do coach com um cliente que deseja ser mais diligente é estabelecer a importância desta ação. Neste caso, ele poderá iniciar a sessão fazendo as seguintes perguntas ao seu coachee: Por que você quer ser mais disciplinado? Você acredita que ter mais disciplina poderá ajudá-lo a conquistar seus objetivos?

A definição dessas questões ajudará coach e coachee a medirem os seus resultados. Isso será importante para verificar o progresso do coaching e também para manter o cliente motivado diante das pequenas conquistas.

Gerenciamento de tempo

Como a disciplina está ligada à estabelecer prioridades, a gestão do tempo é fundamental. O coach ajudará o cliente a entender quais ações o levam para mais perto e quais o afastam de seu objetivo. Isso será fundamental tanto para a conquista do resultado desejado como para a percepção de que o coaching está valendo a pena.

Mudança de mindset

Falta de disciplina costuma vir em um combo que também inclui a falta de organização e a procrastinação. Tudo isso faz parte do mesmo mindset disperso. O coach tem ferramentas capazes de mudar essa realidade.

Seu trabalho, nesse sentido, será evidenciar para o coachee todos os comportamentos e as ações que ele tem no dia a dia e que, em vez de aproximá-lo de seu objetivo, afastam-no dele. Assim, forma-se uma nova mentalidade, a de dar prioridade àquilo que é realmente importante e unir a estratégia à execução.

Por que é bom ter disciplina?

Na vida, o que não faltam são desafios e obstáculos. E a disciplina é a característica que faz com que você consiga superá-los para chegar até onde deseja, seja profissionalmente, seja do ponto de vista pessoal. Portanto, a diligência é, em poucas palavras, um dos principais caminhos para o sucesso.

Além disso, há algumas outras vantagens em ser uma pessoa disciplinada. Veja:

  • sente-se mais realizado, pois mantém seus compromissos consigo mesmo;
  • é visto como uma pessoa confiável, pois mantém os compromissos com os outros;
  • se dá oportunidade real de crescimento em algo muito relevante — seja no trabalho, seja nos treinos da academia etc;
  • organiza melhor o tempo e consegue realizar mais tarefas;
  • consegue finalizar os projetos que inicia;
  • vence a preguiça e alcança objetivos maiores.

Agora você já sabe como ter disciplina é importante e como essa habilidade pode ser alcançada com a ajuda do coaching. Gostaria de ter essa disciplina na sua vida para conquistar aqueles objetivos que parecem muito distantes? Entre em contato conosco e vamos começar já essa jornada!

Um grande abraço,

Flávio Lettieri e Equipe Como fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações