Mudar de carreira: do desejo à ação

Mudar de carreira é um desafio. Mas, pode ser também uma oportunidade de seguir a sua própria missão. Saiba como montar o planejamento certo e ter sucesso nesta decisão.

***

Mudar de carreira: o desejo

Conhecemos inúmeras histórias de mudanças de carreira e, normalmente, focamos no lado ‘bonito’ de cada uma delas. Como resultado, isso nos faz imaginar como seria bom se pudéssemos largar tudo e viver nossos próprios sonhos. Ao observar os casos de sucesso em que outras pessoas conseguiram, é natural pensar “eu também posso!”

Mudar de carreira, entretanto, exige muito planejamento e disciplina na execução. Por isso, neste artigo, eu vou te mostrar como é possível minimizar os riscos e fazer a sua mudança de carreira com muito mais segurança e tranquilidade.

.

Responda estas perguntas antes de tomar qualquer decisão

Todo processo de mudança é cansativo. Tira a gente da zona de conforto e nos faz embarcar rumo ao desconhecido. A insegurança que este processo provoca nos faz questionar: afinal, devo mudar de carreira?

O mais importante antes de traçar qualquer estratégia ou se jogar de cabeça na mudança de carreira, é você saber se seu desejo é viável ou não.

Portanto, responda às questões abaixo antes de tomar a sua decisão:

1. Quando penso em minha carreira atual, qual o meu principal sentimento?

Esta pergunta fala da perspectiva atual. Ela pode ser um acelerador fundamental de uma decisão de mudança. Não é apenas entender se o seu emprego te faz bem ou te faz mal. O caso aqui se refere principalmente a você procurar entender os seus sentimentos com relação a sua carreira atual. E, claro, se há a real necessidade da mudança de acordo o seu sentimento primordial.

2. Consigo conectar carreira e missão?

Todos nós temos um propósito, uma missão, algo que nos move todos os dias e nos traz prazer e orgulho.

Quando você responde à esta pergunta, você consegue fazer esta conexão?

Portanto, se a sua carreira não caminha junto com a sua missão avalie o quanto isso pode ser um empecilho para você se tornar um profissional melhor e mais realizado.

3. Eu posso ser muito bom nesta nova carreira?

Largar tudo para se tornar músico pode ser algo muito bom… Se você for um excelente músico.

Mesmo que você não tenha a formação completa para ser um excelente profissional na sua nova carreira, você deve possuir indícios de que pode se tornar, sim, alguém de destaque. Ou, no mínimo, estar disposto a investir tempo e dinheiro para que isso se concretize.

4. É possível me sustentar financeiramente com esta nova carreira?

Mudar de carreira certamente envolve risco. Muitas vezes, temos uma visão romântica de uma profissão que desejamos tanto. Por isso, fuja de frases motivacionais como: “é só torcer que vai dar certo”. Muitos fatores estão envolvidos, e você deve estar ciente de todo risco que corre, inclusive o de, provavelmente, ter que mudar o seu padrão de vida atual durante o período de transição.

Então, antes de qualquer mudança, é fundamental programar-se financeiramente.

5. Eu tenho um Plano C?

Aqui vale uma avaliação de postura perante todo o processo de mudança de carreira. Trabalhe como se não houvesse possiblidade de dar errado. Mas saiba o que fazer se isto acontecer. Deixar as portas abertas no emprego atual, por exemplo, é um caminho.

Procure também outras alternativas que possam garantir o seu Plano C.

.

Mudar de carreira: da ideia à ação

Portanto, agora que você avaliou sua atual carreira e o seu real desejo de mudar, é hora de colocar prazos e ações no papel e começar a se organizar para fazer a sua transição profissional.

E se você já passou por uma mudança de carreira, conte para mim qual foi a sua maior dificuldade e como você fez para superá-la.

Bora lá!

A Como Fazer Coaching

Nestes meus mais de 25 anos de carreira em que tive a chance de desenvolver mais de 50.000 pessoas, eu pude ver na prática como o Coaching é uma ferramenta poderosa, que efetivamente transforma vidas. Com base nessa experiência, idealizei o programa Como Fazer Coaching, a melhor e mais completa Formação em Coaching e Liderança focada no mercado corporativo e no desenvolvimento de pessoas. Fale com a gente para ter mais informações. Seja um Coach e um Líder Coach que transforma vidas!

Flavio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações