Como funciona a motivação e qual o papel do líder neste processo

Motivação é tema fundamental para ser compreendido pelo líder. Entenda como funciona e qual o papel do gestor.

***

O que é motivação?

“Motivação refere-se, em psicologia, à condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Por outras palavras, é o impulso interno que leva à ação.” Isso é o que encontramos na Wikipedia.

No mundo corporativo, a motivação é tema recorrente nos estudos de melhores práticas. Está claro que funcionários motivados produzem mais. Ou seja, motivação e produtividade são questões interligadas e indissociáveis.

Desta maneira, o líder deve estar atento constantemente à motivação de seus funcionários. Mas para poder desempenhar uma boa ação relacionada à motivação, antes o gestor deve conhecer como ela funciona e entender os fatores motivacionais de seus funcionários, para depois, sim, adotar medidas práticas.

O que esperar?

Vem comigo entender mais sobre motivação e, ao final deste artigo, você encontrará:

  1. Como funciona o mecanismo de motivação. Vou te dar as ferramentas necessárias para você compreender como este fenômeno ocorre e as diversas linhas de estudo;
  2. Qual é o papel esperado do líder em termos de motivação, tanto própria quanto da equipe;
  3. Algumas dicas práticas para você começar a elevar a motivação dos seus funcionários no ambiente de trabalho

Vamos nessa?

1. Como funciona o mecanismo de motivação segundo Maslow

Para ter a possibilidade de entender motivação, é necessário captar a premissa fundamental sobre o tema: motivação é um processo interno, de dentro para fora. Isto significa dizer que ninguém motiva ninguém. Motivar, portanto, é poder identificar os fatores motivacionais de cada pessoa e atuar para fortalecê-los.

Uma das melhores ferramentas para compreender como a motivação funciona é a Pirâmide de Maslow.

A Pirâmide de Maslow hierarquiza motivações de acordo com as necessidades de cada indivíduo em cada momento de sua vida.

Na prática, isso significa que, para uma pessoa, em um dado momento, um fator motivacional do ‘andar e cima’ só tem relevância se os degraus mais baixos da pirâmide estiverem saneados. Por exemplo, o andar da estima não é fator motivacional se o da fisiologia não estiver bem resolvido. Ou seja: primeiro o básico, depois o resto. Como se pode observar, a Pirâmide de Maslow ultrapassa a fronteira do mundo empresarial e entra na vida pessoal de cada um.

2. O papel do líder na motivação

Um ambiente de trabalho é naturalmente complexo. Trata-se de uma organização mutante, que interliga histórias, impulsos, desejos e reações que são próprias de cada indivíduo. Isto significa dizer que cada pessoa tem sua própria trajetória e seus próprios fatores de motivação.

Quando se fala do papel do líder para alavancar a motivação de sua equipe, a principal atribuição deste gestor é efetivamente compreender quais são os fatores motivacionais de cada um e trabalhar para desenvolvê-los.

Você assistiu ao filme “Duelo de Titãs”, com Denzel Washington? Passado num período de alta tensão racial nos EUA dos anos 70, o técnico de futebol americano entra numa ríspida discussão com seu assistente técnico por conta da maneira como tratava um jogador em particular. Os gritos e exigências do técnico, em vez de motivar o atleta, faziam ele jogar ainda pior e perder o interesse no jogo. O técnico, então, justificando sua maneira, dizia que aquela era a forma com a qual ele tratava a todos e que agir diferentemente seria passar uma mensagem de que ele era especial.

Modernos conceitos de gestão mudaram a maneira de ver esta relação entre líder e liderado. Hoje, a mensagem é transmitida em termos de metas e objetivos. Já as relações sociais que formam a intricada rede de relacionamentos passaram a ser vistas com lupa. E isto aumentou consideravelmente a complexidade do papel do gestor.

Cabe ao líder conhecer a realidade e entender o que motiva cada funcionário, atuando para que seus impulsos motivacionais gerem cada vez mais resultado para a empresa.

3. Dicas práticas para aumentar a motivação

Há algumas ações que você, como gestor, pode implantar em seu dia-a-dia. São algumas dicas práticas que estou certo de que vão contribuir para aumentar a motivação da sua equipe.

Vamos a elas!

  1. Conheça a vida do seu funcionário e procure entender em que momento da Pirâmide de Maslow ele se encontra.
  2. Escute o que o seu funcionário tem a dizer. Pergunte o que ele quer alcançar na empresa, como gostaria de ser reconhecido e tratado. Isto dará a indicação dos fatores motivacionais dele.
  3. Adapte a interação com cada funcionário para fortalecer os fatores motivacionais expostos.
  4. Promova uma cultura de feedbacks constantes, estreitando laços com sua equipe e sempre revisitando a dica número 2.
  5. Reconheça o bom trabalho. Se promoção e aumentos de salários são ações pontuais, trate o reconhecimento como recorrência. Isto aumentará a segurança do funcionário no seu trabalho, além de criar a percepção de que ele está avançando passo-a-passo na direção que almeja.

Conclusão

Vimos neste artigo como a motivação pode ser fator determinante para que você se torne um líder mais eficaz. Pudemos compreender:

  1. Como funciona a motivação, visitando o conceito teórico de Maslow sobre o tema;
  2. Qual o papel do líder para aumentar a motivação de sua equipe, focando na abordagem individual no relacionamento com o funcionário;
  3. Quais são as 5 dicas básicas que você pode começar a fazer hoje mesmo para tratar a motivação com a atenção que o tema pede.

Agora é hora de você levar para a sua realidade o que foi colocado aqui. Mas, antes, eu quero ouvir o que você achou do conteúdo e quais são as experiências que você já teve com o assunto motivação. Ah! E quando atuar nas 5 dicas, indique para gente o que você conseguiu alcançar como resultado e os aprendizados.

Queremos muito fazer parte da sua jornada!

A Como Fazer Coaching

Nestes meus mais de 25 anos de carreira em que tive a chance de desenvolver mais de 50.000 pessoas, eu pude ver na prática como o Coaching é uma ferramenta poderosa, que efetivamente transforma vidas. Com base nessa experiência, idealizei o programa Como Fazer Coaching, a melhor e mais completa Formação em Coaching focada no mercado corporativo e no desenvolvimento de pessoas. Fale com a gente para ter mais informações. Seja um Coach e um Líder Coach que transforma vidas!

Aproveite e curta a página no Facebook, siga o perfil no Instagram, inscreva-se no nosso canal no Youtube e também na nossa Newsletter para ficar por dentro de todas as atualizações do nosso blog e receber ainda mais conteúdo gratuitamente.

Um carinhoso abraço,

Flavio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

2 respostas

    1. Oi Fátima, agradeço muito pelo seu feedback. Segue comigo, acompanhando as aulas e as publicações nas redes sociais. Tenho procurado trazer conteúdos gratuitos e com aplicação prática que vão te ajudar a lidar melhor com os desafios da liderança. Bora lá. Forte abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações