Coaching: uma carreira em ascensão. Entenda!

Se você procura uma carreira em crescimento, Coaching pode ser uma ótima opção. Esse profissional tem se tornado muito importante em um mercado de trabalho que exige cada vez mais.

Quer saber mais sobre essa carreira? Confira o nosso post e entenda porque ela tem tudo para crescer, ainda mais, nos próximos anos.

Como é o mercado de Coaching?

Um levantamento realizado pela Federação Internacional de Coach aponta que houve um aumento de 30% na contratação desses profissionais nos EUA só em 2016. A área inclusive movimenta bilhões de dólares todos os anos no país.

No Brasil, foi nos anos 2000 que essa carreira começou a ganhar espaço e a mudar a ideia de que o Coach deveria “consertar” as pessoas que possuem problemas. Hoje, entende-se que ele deve ser utilizado para o desenvolvimento do indivíduo na área pessoal e/ou profissional.

Outro ponto interessante nessa carreira nos EUA é que eles nem sempre diferenciam mentoring de Coaching, embora os profissionais da área sempre busquem esclarecer que um Coach não é um mentor e tampouco um terapeuta e que as abordagens feitas por cada profissional – Mentor, Psicólogo e Coach – são bem diferentes.

Nos Estados Unidos, vale a pena conferir o Institute of Coaching, organização que contribui com publicações especializadas e que já se tornou referência para a área.

Quais são as vantagens de ser um Coach?

Se você se identifica com essa carreira, veja a seguir as principais vantagens de investir na profissão de Coach:

Carreira promissora

A pesquisa que citamos anteriormente afirma que a área de Coaching movimenta 2,3 bilhões de dólares por ano. Por isso, é uma das que mais crescem atualmente. Um dos motivos é o fato de as empresas entenderem que necessitam de Coaching para manter as equipes motivadas e direcionar seus negócios de forma assertiva.

Flexibilidade de atuação

Existem diversos nichos de atuação para alguém com formação em Coaching. A seguir, destacamos alguns que podem ser interessantes para quem deseja atuar na área:

  • Carreira: para pessoas que precisam de direcionamento profissional;
  • Financeiro: para empresas ou pessoas físicas que necessitam reorganizar as finanças;
  • Executivo: para corporações que precisam aprimorar o desempenho no mercado;
  • Negócios: para empreendedores que querem aumentar vendas e resultados.

Autonomia

Trabalhar como Coach significa, na maioria das vezes, ser o seu próprio chefe. Geralmente esse profissional trabalha de forma autônoma e tem a liberdade de escolher seus horários e metodologia de trabalho.

É possível também escolher onde trabalhar, podendo organizar sua rotina de trabalho com a vida pessoal. Essa é uma vantagem e tanto para quem valoriza autonomia e liberdade.

Remuneração

O mercado para os profissionais de Coaching está em expansão e oferece diversas oportunidades. Portanto, a carreira pode ser bastante proveitosa financeiramente.

Para você ter uma ideia, um Coach em início de carreira geralmente cobra R$ 200,00 por sessão. Entretanto, esse valor pode variar muito de acordo com a expertise e tempo de mercado do profissional. Existem Coaches que chegam a ganhar R$ 50 mil por mês ou muito mais, de acordo com o cliente e o perfil do profissional.

O que é preciso para ser um profissional de Coaching?

Para se tornar um Coach de sucesso, são necessárias habilidades interpessoais e competências profissionais. Um bom profissional de Coaching precisa ser paciente, bom ouvinte, empático e gostar de pessoas.

Como geralmente atua de forma autônoma, o Coach também precisa desenvolver um forte senso de gestão e de organização de tempo para que não perca as rédeas do próprio negócio. As competências profissionais envolvem interesse pela área de atuação. Um Coach financeiro, por exemplo, deve necessariamente gostar de estudar sobre essa área e se especializar nela.

Apesar de existirem cursos básicos com duração de 2 ou 3 dias, para se tornar um Coach preparado para atuar em diversos nichos de mercado, recomendamos uma formação completa, com embasamento teórico e prático, que não apenas certifique um Coach mas o auxilie durante todo o processo de formação e início da carreira.

Uma ótima opção, que tem crescido muito no mercado do Coaching, é o formato online. Este formato é capaz de oferecer um conteúdo consistente, ao longo de alguns meses, onde o Coach poderá aprender de onde estiver e no seu próprio ritmo. Além disso, esta opção oferece profissionais que poderão auxiliar o Coach em toda a sua trajetória de aprendizado e início de carreira.

Essa carreira é uma ótima alternativa e tem um custo-benefício interessante para quem possui o perfil adequado e se interessa em atuar como Coach.

Agora você já sabe que a carreira de Coaching é uma excelente alternativa para quem deseja flexibilidade, autonomia e sucesso profissional. Quer saber mais e ficar sempre por dentro do assunto? Siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.

Entre em nosso site e conheça a mais completa Formação em Coaching online: www.comofazercoaching.com.br

Um forte abraço,

Flávio Lettieri e Equipe Como fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações