As 5 melhores práticas para desenvolvimento de equipes

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais multidisciplinar, exigindo que o profissional esteja em constante evolução e aprimoramento de seus conhecimentos e habilidades.

Quem pretende ascender na carreira, também deve estar preparado para assumir cargos de liderança.

Mas, saiba que ser líder é algo que exige diversos talentos, afinal o seu papel passa a ser aumentar, não apenas a sua produtividade, mas também a performance das outras pessoas, garantindo a eficiência e a qualidade do trabalho do seu time.

Pensando nisso, nosso post apresenta as 5 melhores práticas para o desenvolvimento de equipes. Confira e coloque em prática agora mesmo!

1. Estimule o trabalho em equipe

Para aumentar a produtividade sem criar uma concorrência entre os funcionários que reflita negativamente no ambiente corporativo, um bom líder deve estimular o trabalho em equipe, estabelecendo objetivos desafiadores que devem ser alcançados coletivamente.

Tal prática apresenta diversos benefícios, como o estímulo da cooperação, o aumento da troca de conhecimentos, a melhoria do relacionamento interpessoal e o consequente crescimento da empresa.

2. Trabalhe com habilidades diferentes

Sabemos que a nossa tendência é de criarmos laços com pessoas parecidas conosco, porém, do ponto de vista do desenvolvimento de equipes, a diversidade de características e modos de pensar trazem resultados positivos para a qualidade da resolução de tarefas.

Portanto, saiba identificar as habilidades de seus funcionários e crie times em que eles se complementem, de modo que possam trabalhar em conjunto. Um bom exemplo disso é unir, em um mesmo grupo, alguém que seja bom em fazer apresentações diante da diretoria, enquanto outra pessoa tem uma aguçada capacidade estratégica para desenvolver projetos.

3. Promova feedbacks

Os feedbacks são de suma importância para o desenvolvimento de um bom trabalho, mas muitos gestores ainda não sabem fazê-los com qualidade. Aprenda a realizar críticas construtivas e evite palavras e frases que possam soar agressivas.

Além disso, tente conhecer os seus colaboradores e se interessar pela vida deles além do ambiente de trabalho para saber se, de repente, a produtividade não diminuiu por algum problema pontual que pode ser facilmente resolvido.

Um bom líder deve saber se comunicar, inspirar seus funcionários e praticar a empatia com a equipe, de modo que ela respeite a liderança e esteja disposta a entregar o seu melhor para o crescimento da empresa.

4. Reconheça o trabalho bem feito

Se você não costuma reconhecer os seus funcionários quando eles alcançam bons resultados, saiba que está cometendo um grande erro. As pessoas gostam de se sentir valorizadas e reconhecidas pelo seu trabalho, portanto, o líder deve ter a capacidade de demonstrar que conhece a importância de cada colaborador da sua equipe.

Logo, não deixe de comemorar! Promova pequenos eventos fora do ambiente de trabalho, envie um e-mail interno fazendo agradecimentos públicos e dependendo da situação, distribua alguns presentes.

5. Invista na sua Liderança

A relevância do líder vai além de sua superioridade na hierarquia corporativa. Ele é responsável por unir a equipe, inspirar os funcionários, promover os feedbacks, reconhecer talentos e inovar dentro da empresa.

É uma tarefa complexa que exige atenção e capacitação. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não basta apenas experiência na carreira para exercer uma boa liderança, é necessário outros conhecimentos e habilidades.

Logo, não deixe de investir em treinamentos, processos de Coaching, palestras e cursos que possam estimular a melhoria no desempenho de seus funcionários, ensinando-os a colocarem na rotina das equipes as melhores práticas do mercado.

Dessa forma, os colaboradores tendem a se sentir mais satisfeitos e recompensados quando percebem que a empresa está disposta a investir no desenvolvimento pessoal e profissional deles.

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Um grande abraço,

Flávio Lettieri

Equipe Como fazer Coaching

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