4 características do Coaching que vão melhorar sua Gestão de Pessoas

Um bom Coach e líderes que trabalham com Gestão de Pessoas têm muitas características em comum. Conheça 4 comportamentos fundamentais do Coaching que farão sua Gestão de Pessoas ficar ainda melhor.

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Coaching e Gestão de pessoas

O universo do Coaching possui muitos cruzamentos com os conceitos mais avançados de gestão de pessoas. Até porque, assim como na “Verdadeira Liderança”, o Coaching se trata de transformar vidas, de fazer com as pessoas atinjam suas potencialidades.

Ou seja, nessa perspectiva, o Coaching é também uma ferramenta para gestão de pessoas!

Foi pensando nisso que separamos 4 características do Coaching que alavancam sua atuação como líder na empresa onde trabalha para que ela também alcance melhores resultados.

1. Definição de objetivos: o que esperar da sua equipe

O primeiro passo do Coaching é entender qual o objetivo prioritário que a pessoa quer atingir. A partir da definição deste marco principal é que o detalhamento da atuação poderá ser efetivamente realizado. Esta meta maior vai ser o norte que guiará cada interação entre o Coach e o seu ‘cliente’. A ação, portanto, deve sempre convergir, com foco e clareza, aos anseios de realização da outra pessoa.

No mundo corporativo, esta máxima da definição clara do objetivo e dos papéis dos colaboradores de sua equipe permanece. Todavia, há uma diferença fundamental entre um e outro no que diz respeito à definição desta meta. Enquanto no Coaching é o Cliente, com apoio do Coach, que define o seu caminho, nas relações de Liderança cabe ao gestor tomar à frente nesta questão.

Este passo, geralmente a premissa de toda relação de trabalho, gera segurança tanto para líder quanto para liderado. É o norte, assim como no Coaching, que vai guiar as atividades do funcionário, que devem convergir para que a meta maior seja alcançada. Além disso, o colaborador se sente mais confortável em sua posição, pois sabe o que é esperado dele e como ele deve desempenhar suas funções para ser bem avaliado.

2. Escuta ativa: entenda o seu colaborador

Um dos pilares fundamentais do Coaching é o fortalecimento da relação de confiança criada entre o Coach e o Cliente. Ela é construída paulatinamente, indo muito além da mera questão profissional. O que existe é uma relação entre Seres Humanos, onde a experiência e a metodologia do Coach podem ajudar seu cliente a atingir melhores resultados.

É comum ouvir em trajetórias no Coaching que o ponto definitivo de conexão varia caso a caso, mas de uma maneira geral, ocorre a partir de um ponto central: a atenção. As melhores relações são aquelas em que o Coach se propõe a escutar ativamente o Cliente. Isto gera empatia automática por parte do Coach. No caso do Cliente, ele se sente efetivamente valorizado não somente como profissional, mas também como indivíduo.

Esta mesma oportunidade é vista no mundo corporativo. Informações valiosas são extraídas dos colaboradores quando gestores descem dos pedestais e, de igual para igual, se preocupam em conhecer a história de sua equipe. Há ouro escondido em cada colaborador. O garimpo é justamente o ato de se aproximar, de se buscar uma conexão afetiva – sem perder o profissionalismo.

Relações de confiança na equipe de trabalho são fundamentais. Procure conhecer a trajetória de sua equipe. Perguntas simples como “como você chegou até aqui?” e até outras como “o que você gosta de fazer?” são capazes de revelar habilidades poderosas. Todo ser humano tem um potencial que vai além daquilo que é visto na superfície. Procure este contato, lançando mão de uma escuta ativa, de atenção plena, livre de julgamentos. E você verá crescer uma parceria que dará frutos excelentes.

3. Gestão personalizada

Um dos maiores aprendizados de um Coach é perceber que sua metodologia, aquela mesma na qual ele investiu tanto, não é regra engessada de atuação. Tanto pelo contrário. A metodologia é um guia que pode – e deve – ser adaptado a cada Ciente.

A explicação é muito simples. Mais importante do que o processo é o ser humano com quem o Coach interage. E cada pessoa tem características muito distintas que devem ser compreendidas pelo Coach.

Esta adaptação da estrutura depende de um atencioso e ativo trabalho de escuta. Só quando conversamos e compreendemos as motivações de cada pessoa, a maneira como ela reage a cada tipo de comunicação e ambiente de trabalho e mais outras tantas especificações é que podemos, efetivamente, trabalhar para guiá-la à sua melhor versão.

Assim, o líder deve ter condições de compreender os seus funcionários e adaptar a sua comunicação para cada um deles. Seu método de trabalho como líder é, logo, apenas referência. A habilidade de traduzir o que leva cada colaborador ao máximo de suas capacidades a partir de um método organizado é o que diferencia gestores que fazem a diferença.

4. Encerramento: o fim do ciclo

O Coaching é um trabalho que tem começo, meio e fim. Existe um momento em que o Coach tem que encerrar o relacionamento com o Coachee, seja porque os resultados foram alcançados, seja por incompatibilidade de personalidades, seja porque os resultados não foram alcançados.

Ainda assim, por mais esperado que seja, é sempre um momento muito doloroso encerrar uma jornada. Lembremos da conexão estabelecida, da relação de profunda confiança que foi criada. Porém, o que for melhor para o Cliente deve ser sempre o foco principal do Coach.

O mesmo acontece no mundo corporativo. Um bom gestor deve perceber quando é chegado o momento de deixar o colaborador alçar voos diferentes.

Um bom líder é aquele que, além de atingir resultados, consegue promover sua equipe. É aquele que cresce ao fazer com que todos que caminham com ele cresçam.

Assim, tenha em conta o que fazer em cada cenário possível. E pergunte-se sempre o que é o melhor para seu colaborador. Por vezes, uma mudança de ares pode ser a chave para o crescimento.

Nunca subestime o poder do reconhecimento. Saiba fazê-lo, ao seu jeito, e sua gestão de pessoas estará em um patamar diferenciado.

Iniciando agora sua melhor versão em gestão de pessoas

A gestão de pessoas é algo complexo, justamente porque cada pessoa tem um conjunto de características que não são replicáveis. Não existe uma fórmula mágica, que se encaixa a todo mundo, em qualquer situação. Há um esforço que precisa ser empenhado pelo líder e que não é pouco. O máximo que podemos chegar, utilizando os conceitos que estão neste artigo, é mostrar um caminho. Um método que tem que ser adaptável e deve ser construído a partir de perguntas-chave.

  1. Quais são as metas possíveis de serem alcançadas por cada colaborador, levando em consideração seu potencial e cargo?
  2. Eu conheço o meu colaborador e sua história?
  3. Quais as motivações de cada funcionário? Como trabalhar com cada um deles para que ele seja o mais produtivo possível?
  4. Em que momento eu devo perceber que é hora do colaborador seguir outros rumos (promoção, demissão, mudança de área, etc.)?

Portanto, para cada colaborador de sua equipe, procure responder a estas perguntas. Muito em breve você verá uma verdadeira transformação na maneira com que faz sua gestão de pessoas.

Depois, conte pra gente os resultados alcançados e como esta experiência se deu. Queremos muito fazer parte de sua história.

A Como Fazer Coaching

Por fim, eu, Flávio Lettieri, tenho um convite pra você. Nestes meus mais de 25 anos de carreira em que tive a chance de desenvolver mais de 50.000 pessoas, eu pude ver na prática como o Coaching é uma ferramenta poderosa, que efetivamente transforma vidas, inclusive quando usada na gestão de pessoas. Com base nessa experiência, idealizei o programa Como Fazer Coaching. Tenho muito orgulho de poder dizer que com o auxílio de profissionais gabaritados, desenvolvi a melhor e mais completa Formação em Coaching do mercado. Ademais, ela foi feita para se adaptar à sua agenda atribulada. Isso quer dizer que aqui você é o gestor do seu tempo.

Fale com a gente para ter mais informações. Embarque comigo numa experiência transformadora e aprenda Como Fazer Coaching! A sua hora de ser Coach começa agora mesmo!

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Um carinhoso abraço,

Flavio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

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