Coaching e a terceira idade, uma oportunidade de crescimento

Coaching e a terceira idade podem atuar juntos. Para isto, deve-se levar em consideração 3 princípios: Propósito, Experiência e capacidade de Investimento.

***

Brasil, país da terceira idade

O Brasil passa por um processo de envelhecimento natural da população. Conforme é possível observar nas pirâmides etárias, o público acima de 60 anos tem representado uma parcela cada vez maior da população.

[su_row][su_column size=”1/3″ center=”no” class=””]1960

coaching e a terceira idade, pirâmide etária
> 60 anos: Homens 2,2% I Mulheres 2,9%

[/su_column] [su_column size=”1/3″ center=”no” class=””]2000

coaching e a terceira idade, pirâmide etária
> 60 anos: Homens 3,4% I Mulheres 4,2%

[/su_column] [su_column size=”1/3″ center=”no” class=””]Projeção 2040

coaching e a terceira idade, pirâmide etária
> 60 anos: Homens 10,6% I Mulheres 12,3%

[/su_column][/su_row]

Os efeitos do envelhecimento pautam muitos dos debates atuais. A Reforma da Previdência, por exemplo, faz parte do nosso cotidiano.

Paralelamente, fez surgir diversos novos dilemas e oportunidades. Crescem especializações para cuidado com o idoso. Produtos específicos vão ganhando mercado. Na propaganda, muitas delas estão voltadas para este público. Financiamentos fáceis com desconto direto em folha. Adicionalmente, empresas lançam programas para contratar pessoas da terceira idade. Viu-se, assim, que este público tem, sim, poder econômico e relevância.

 

Ainda muitos outros segmentos podem contribuir para que a terceira idade continue sua escalada de crescimento. Entre eles, o Coaching.

Desafios da terceira idade no mercado de trabalho

Sempre reforço o quanto o Coaching é uma ferramenta poderosa de transformação de vidas. Não poderia ser diferente para que alcance, também, a terceira idade nesta etapa de renovação.

Antes de entender como o Coaching pode contribuir para a terceira idade, é fundamental entender os desafios que profissionais da terceira idade enfrentam neste momento.

Por exemplo, você sabia que a maior parte dos empreendedores têm mais de 45 anos?

Isto acontece porque uma pessoa nesta idade pode atingir o auge de sua vida profissional, tem recursos financeiros para investir, entende ter a experiência necessária para empreender e muito gás.

Aos 60, a proximidade da aposentadoria faz com que alguns apelos de segurança ganhem força. Mas os fatores listados acima, recursos, experiência e fôlego continuam mais do que válidos.

Ao mesmo tempo, há um fator valioso que é somado a estes: o propósito.

Profissionais da terceira idade têm menos amarras (filhos, estudos, casa, etc) e mais tempo para investirem em seus propósitos de vida. De fazer valer aquele plano que sempre tiveram em mente.

Um mundo além do mercado

Mas nem todo mundo chega ao fim da carreira nas condições que listei acima. Saiba, em termos relativos, trata-se de uma minoria.

Para a maior parte da terceira idade, as questões envolvidas são da ordem de sobrevivência.

As consequências são inúmeras para todos os envolvidos. Até porque, no momento em que vivemos, estamos aprendendo a lidar com este crescente contingente populacional, que possui necessidades com as quais não estamos acostumados.

Por isso mesmo as especializações de cuidado com o idoso têm crescido e esta carreira é considerada uma das profissões do futuro.

Ainda assim, há um oceano azul de pessoas que precisam entender como trabalhar e se relacionar com esta parcela vital da população.

Os caminhos para o Coaching e a terceira idade

Os caminhos para que o Coaching e a terceira idade trabalhem juntos passam justamente pelos pontos acima. E exige um cuidado especial no trato para que se evite a exploração indevida de uma gente carente, que sofre com um mundo que não está preparado para ela.

São, em termos básicos, 2 caminhos: aquele que orienta pessoas a se relacionar melhor com a terceira idade; e aquele que busca a terceira idade como cliente.

Abaixo, vamos listar 4 exemplos que ilustram como é possível focar de maneira eficaz neste público.

1. Coaching para lidar com idosos

Trabalhar e lidar com idosos pode ser um desafio imenso. As dúvidas são muitas e se referem a aspectos básicos do cotidiano. Qual a melhor alimentação? Como estabelecer um relacionamento saudável com um idoso dentro de casa? Até mesmo o banho é um item crucial! Isto sem falar do ambiente de trabalho, em que talvez tenha que se acostumar com uma velocidade diferente de aprendizado e uma maior dificuldade em aceitar novas tecnologias.

Estes tantos detalhes fazem com que as pessoas envolvidas em relações diretas com idosos se sintam perdidas. Isto pode, inclusive, levar a acessos que descarregam a frustração em situações que certamente vão causar arrependimento.

O Coaching entra justamente para capacitar e treinar estas pessoas para que a convivência seja o mais tranquila possível. Cabe ao Coach entender a necessidade específica do cliente e focar o seu trabalho para solucionar este problema.

2. Coaching para a terceira idade: Propósito

Propósito é o assunto da vez. Muito se fala sobre a busca por propósito para pautar a carreira. Esta constante busca é o que gera o maior item de ruído das novas gerações de trabalhadores, que pula de profissão em profissão, de empresa em empresa, de área em área, justamente para atender a um propósito que ainda não sabem exatamente qual é.

Esta dúvida, no caso da terceira idade, tende a não existir. Ou seja: estes profissionais já têm claro o propósito da vida. Porém, muito provavelmente, não direcionaram sua carreira a ele. Assim, existe um sonho interno a ser enaltecido, de aproveitar o momento para buscar o seu grande propósito de vida e o Coaching poderá ajudá-lo nesta busca.

3. O Coach na terceira idade: Experiência

No mundo de serviços, os cabelos brancos contam muito. Passam credibilidade, autoridade, experiência. Inclusive, tendemos a confiar mais em pessoas mais velhas.

E sabe um mercado que se beneficia exatamente desta experiência de uma vida profissional? O Coaching!

O Coach com essas características é capaz de transmitir credibilidade e confiança, fazendo com que seus clientes confiem em sua experiência de vida e em todo o aprendizado que ele é capaz de fornecer durante o processo.

4. O Coach na terceira idade: Capacidade de investimento

As pressões financeiras tradicionais de uma vida podem, em muitos casos, encontrarem-se sanadas na entrada da terceira idade. Se por um lado há o planejamento para a aposentadoria, do outro não há mais filhos para criar ou prestação da casa própria para pagar. Além disso, as pessoas que entram na terceira idade de hoje tem muito mais gás e energia para trabalhar! Muitas delas não querem ficar paradas. Ou seja: há ali um anseio de continuar sendo produtivo e os recursos financeiros necessários para investir em algo novo, assim, novas possibilidades de ganhos poderão surgir a partir de uma nova profissão.

Cuidado essencial no Coaching e a terceira idade

Importante ressaltar sempre que é mandatório ter o máximo de cuidado na construção do relacionamento entre Coach e Coachee. No caso da terceira idade, esta questão ganha ainda mais relevância por conta da fragilidade sistêmica no atendimento a este público.

Para poder trabalhar com a terceira idade de maneira correta, tenha um serviço bem desenvolvido, com pontos claros a serem trabalhados. Fuja do discurso superficial. Entregue substância e você terá um nicho inteiro – pouco explorado – ao seu dispor.

Como você enxerga o Coaching e a terceira idade?

E você, o que pensa sobre o Coaching e a terceira idade?

Você, Coach, você já tinha pensado na terceira idade como público-alvo? Se você já trabalha com esse público, quais são os grandes aprendizados que você poderia  compartilhar com quem está iniciando?

E você que se encontra na terceira idade? Já pensou nesta carreira para trabalhar o seu propósito de vida?

Conte mais da sua história. Queremos muito fazer parte dela e acompanhar você na sua jornada.

A Como Fazer Coaching

Por fim, eu, Flávio Lettieri, tenho um convite pra você. Nestes meus mais de 25 anos de carreira em que tive a chance de desenvolver mais de 50.000 pessoas, eu pude ver na prática como o Coaching é uma ferramenta poderosa, que efetivamente transforma vidas, inclusive quando usada na gestão de pessoas. Com base nessa experiência, idealizei o programa Como Fazer Coaching. Tenho muito orgulho de poder dizer que com o auxílio de profissionais gabaritados, desenvolvi a melhor e mais completa Formação em Coaching do mercado. Ademais, ela foi feita para se adaptar à sua agenda atribulada. Isso quer dizer que aqui você é o gestor do seu tempo.

Fale com a gente para ter mais informações. Embarque comigo numa experiência transformadora e aprenda Como Fazer Coaching! A sua hora de ser Coach começa agora mesmo!

Aproveite e curta a página no Facebook, siga o perfil no Instagram, inscreva-se no nosso canal no Youtube e também na nossa Newsletter para ficar por dentro de todas as atualizações do nosso blog e receber ainda mais conteúdo gratuitamente.

Um carinhoso abraço,

Flavio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações