Aprenda agora como ser um líder melhor com 5 dicas infalíveis

Muitos profissionais têm a oportunidade de liderar, mas apenas alguns são reconhecidos como verdadeiros líderes. Isso ocorre porque os segredos da arte da liderança vão além de meramente assumir responsabilidades.

A oportunidade de ocupar uma posição de liderança é um desafio para lá de gratificante e enriquecedor na carreira de qualquer profissional. Um verdadeiro líder deve tomar algumas atitudes importantes — e, para isso, não bastam somente as competências técnicas.

Afinal de contas, como ser um bom líder? O aperfeiçoamento de habilidades de relacionamentos e gestão de equipe pode ser uma das chaves para lidar com a questão. Por isso, separamos, abaixo, algumas dicas para você dominar as técnicas de liderança.

1. Saber ouvir

O primeiro passo para ser um líder melhor é, sem dúvidas, saber ouvir. Uma comunicação eficiente o torna capaz de entender as necessidades dos liderados. Assim, pode-se agir de forma a atendê-las sem que isso afete a integridade da instituição ou dos membros.

A partir disso, será possível conhecer ainda mais sua equipe e tomar atitudes que garantam o bem-estar dela. Evitam-se também atitudes autoritárias ou emissão de mensagens negativas.

2. Inspirar pessoas

Os melhores líderes têm conhecimento da capacidade de sua equipe como um todo e, assim, entendem as melhores maneiras de desenvolver cada liderado. Bons gestores se destacam por deixarem todo o time seguro, confortável e inspirado a crescer.

Tudo isso se explica pelo fato de que uma equipe engajada tem maiores chances de trabalhar com foco no mesmo objetivo. Porém, não basta idealizar sem que, de fato, sejam tomadas ações concretas. Dessa maneira, bons líderes são aqueles que desafiam seus membros e superar obstáculos sempre com vista na melhor solução para o trabalho de todos.

3. Saber valorizar o outro

Ainda que você seja o líder da equipe, é importante entender que cada um a constitui à sua maneira. É preciso, então, entender as características dos liderados para que não fiquem sobrecarregados ou encarregados de funções que não lhes competem.

Da mesma maneira, é fundamental valorizar opiniões contrárias sem que sejam descartadas de forma imediata. Um liderado desafiado se sente à vontade para dar novas ideias e pode, assim, contribuir para o crescimento da instituição.

4. Criar em cada um a vontade de ser cada dia melhor

Pessoas que se sentem valorizadas têm mais chances de querer sempre melhorar o trabalho que executam. Por isso, é muito importante comunicar para sua equipe as expectativas que você tem sobre cada pessoa: tarefas, princípios e valores devem ser compartilhados a cada momento. Sabendo aonde chegar, as pessoas terão meios de definir caminhos até lá.

Ainda, para que tenham ciência se estão no caminho certo, é preciso fornecer feedbacks claros e construtivos sobre o desempenho dos membros. Caso algo não saia conforme o planejado, é essencial comunicar e solicitar melhorias. O oposto também é muito importante: evidenciar ao liderado no que ele está se saindo bem o torna mais confiante para continuar a trabalhar nesse sentido.

5. Compreender e aplicar o papel do Líder Servidor

Em consonância com tudo o que foi abordado, deve-se ter em mente que a adoção do papel do líder servidor é substancial para o sucesso na gestão de equipe. Ele consiste na ideia de que liderar é o mesmo que servir. Mas não se engane: não estamos falando em submissão e, sim, em ser capaz de influenciar seus membros.

Em uma gestão humanizada, humildade é palavra de ordem. Líderes que atuam dessa maneira têm mais chances de terem colaboradores engajados e produtivos, gerando competitividade e sucesso nos negócios.

Seguindo todas as dicas mencionadas, certamente você terá bons resultados, notoriedade e, o mais importante, se tornará um líder bem sucedido. Afinal, isso não se dá apenas com um título, mas, principalmente, por meio de atitudes.

Concorda com este artigo? Deixe o seu comentário. Siga nossas páginas nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) para aprender ainda mais sobre como ser um líder de sucesso!

Um grande abraço,

Flávio Lettieri e Equipe Como fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações