Mindfulness ajuda a tomar as melhores decisões

Um termo que vem ganhando muita popularidade atualmente é o mindfulness (atenção plena). Consiste no processo mental que visa, entre outras coisas, a orientação para experiência e autorregulação da atenção. Ampliando a sua atenção, você conseguirá estabelecer as suas prioridades no trabalho e na vida pessoal, tomar as melhores decisões e atingir os seus objetivos para o futuro.

Por isso, vamos listar neste post os principais motivos e benefícios para você aprender o que é mindfulness. Não fique de fora!

Motivos para praticar mindfulness

Veja abaixo alguns dos principais motivos para praticar mindfulness. Não fique de fora!

Colocar o processo acima do resultado

Praticando o mindfulness você saberá colocar o processo acima do resultado. Uma das grandes dificuldades de quem atua liderando uma equipe é saber lidar com a ansiedade em cumprir as metas estabelecidas, sem perder a qualidade do trabalho.

Desse modo, a prática de mindfulness é importantíssima para darmos mais atenção ao percurso, sabendo que o resultado é a consequência de um caminho construído com consciência e planejamento.

Agir conscientemente

Tomar decisões importantes não é uma tarefa fácil, pois, geralmente, nos encontramos com muito medo quando temos que optar por seguir um determinado caminho. Dessa forma, o mindfulness poderá ajudá-lo a pensar e agir com atenção na tomada de decisões.

A prática fará com que você busque dentro de si os vários caminhos que poderá seguir, tornando-o o maior responsável pelas suas escolhas.

Melhorar a atenção e o bem-estar

Reservar um momento para a prática do mindfulness ajudará a melhorar a atenção e o bem-estar, uma vez que teremos um maior controle das nossas dores e emoções. Isso diminuirá o nível de estresse, o que proporcionará uma melhor qualidade de vida.

Ademais, estudos demonstram a importância do mindfulness na diminuição da hipertensão arterial, dos distúrbios do sono, de dores e de doenças crônicas. Praticá-lo regularmente nos ajuda a lidar melhor com nossas limitações, trazendo benefícios reais para o nosso corpo e nossa mente.

Os principais benefícios de sua prática

Depois de ver os motivos para praticar mindfulness, agora leia sobre os principais benefícios de sua prática!

Desenvolvimento da autoestima e autoaceitação

Um dos mais importantes benefícios da prática de mindfulness é o desenvolvimento da autoestima e autoaceitação. Com ela, você encontrará mais felicidade em viver, e, consequentemente, terá mais prazer na vida.

A prática do mindfulness nos ajuda a aceitar quem somos, sem temer o preconceito e a desaprovação das pessoas.

Alívio de estresse

Além da maior autoestima e autoaceitação, a prática de mindfulness também ajuda no alívio do estresse. Essa mentalização diminui os níveis de cortisol (hormônio do estresse) em nossa mente, o que nos faz sentir mais relaxados e sem preocupações.

Aprimoramento na capacidade de tomar decisões

Por fim, um dos benefícios mais marcantes da prática de mindfulness é o aprimoramento da capacidade de tomar decisões. Com ela, a mente vai focar no momento presente e conseguir tomar decisões mais inteligentes.

Portanto, você aprendeu neste post alguns dos principais benefícios do mindfulness. Essa prática já vem sendo utilizada por muitos Coachs com resultados surpreendentes. Manter-se focado naquilo que realmente é importante e buscar alternativas para resolver nossas prioridades possibilita alcançar metas e objetivos e construir o nosso próprio futuro.

Se você ainda não pratica o mindfulness seguem algumas dicas bem rápidas para começar esta prática:

1. Sente-se em um lugar calmo, feche os olhos ou deixe-os fixos em um ponto, concentre-se na sua respiração, inspire e expire algumas vezes, relaxe;

2. Perceba cada pensamento que surge na sua mente, aceite-os sem julgamento, volte a se concentrar na respiração, traga sua mente para o momento presente, repita este passo até perceber sua mente se acalmando;

3. Procure se concentrar em algo positivo: uma meta, um sonho, uma realização, algo que queira mudar em você ou na sua vida, etc;

4. Toda vez que sua mente quiser vagar, traga-a, gentilmente, ao local onde você se encontra, sempre focando em sua respiração e aceitando que o que te incomoda precisa ser trabalhado aos poucos em sua vida para você atingir uma sensação de plenitude e bem-estar.

Lembre-se, você comanda sua mente e seus pensamentos. Comece a praticar durante 1 ou 2 minutos e aumente o tempo gradativamente. Perceba as mudanças sutis que acontecerão na sua vida.

Com esta prática diária você treinará a sua mente em focar naquilo que você quer e precisa que ela foque. Isso trará um maior autocontrole e permitirá que você resolva o que está pendente em sua vida.

Gostou do nosso texto sobre mindfulness? Você já pratica essa técnica? Conte para nós nos comentários. Vamos compartilhar nossas experiências!

Um carinhoso abraço,

Flávio Lettieri

Equipe Como fazer Coaching

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