Afinal, o que é coaching?

Coaching de emagrecimento, coaching financeiro, coaching de carreira… Essas são expressões comuns em nosso cotidiano, geralmente usadas por pessoas que querem desenvolver as suas capacidades. Mas você já parou para se perguntar o que é coaching, afinal? Chegou a hora de descobrir!

Em tradução literal, o nome significa treinamento e, na prática, o significado não se distancia muito disso. Com o processo, é possível identificar habilidades, corrigir pontos de melhoria e direcionar esforços para alcançar metas pessoais e profissionais.

Continue a leitura e entenda mais sobre o conceito!

O que é coaching?

O coaching é um processo que tem como principal propósito orientar pessoas ou equipes no desenvolvimento de competências que auxiliem no alcance de objetivos pessoais ou profissionais.

Nesse método, não são oferecidas soluções ou respostas prontas, mas o caminho para um estado de maior autoconsciência. O coaching é direcionado ao futuro e, por isso, apresenta metas e ações.

O termo se popularizou ao ser utilizado no treinamento de atletas, na década de 1950. Mas o que isso tem a ver com o coaching da forma como ele é conhecido hoje? Em ambos os casos, o método leva em consideração o inner game — jogo interior na tradução. Nele, o oponente do jogador não é o adversário, mas as suas próprias limitações e fragilidades.

Quem está por trás do coaching?

Não há como compreender o que é coaching sem saber quem está por trás disso. O coach é o profissional habilitado a conduzir o processo de desenvolvimento e pode ser considerado um treinador.

Mas atenção: o papel assumido pelo coach deve ser o de facilitador e não o de protagonista, afinal ele conduz o coachee — cliente — ao aprendizado e cabe a este fazer as suas próprias escolhas.

Como funciona o processo de coaching?

O processo, de validade científica, é dividido em sessões com o coach e o coachee. No primeiro momento, o profissional fará uma avaliação da situação do seu cliente, saberá as suas expectativas e, então, montará um plano de ação com objetivos e metas que serão monitoradas.

Durante a aplicação do método, os atendimentos podem ser feitos pessoalmente, por telefone ou até por videoconferência. As sessões, que geralmente duram 1h, são acordadas de acordo com a agenda de cada coachee, acontecendo semanalmente ou a cada 15 dias.

Ao final dos encontros, espera-se que aquele que praticou o método tenha adquirido uma visão clara do seu propósito e consiga alcançar, por meio das estratégias estipuladas, os resultados desejados.

O coaching pode ser aplicado em quais áreas?

Cada pessoa que procura um coach tem um objetivo diferente e nada mais pertinente que existirem campos de atuação próprios para conduzir cada caso. Entre as principais áreas que o coaching pode ser utilizado estão a pessoal e a empresarial.

Dentro delas ainda existem inúmeras ramificações: coaching de vendas, de liderança, de equipe, de saúde, de carreira. Em todos os casos, o processo é o mesmo: o profissional dará as ferramentas para que o coachee tenha a capacidade de buscar respostas para as suas questões, trace metas e execute ações alinhadas a elas para atingir o sucesso.

Entendeu melhor o que é coaching? Aproveite e assine a nossa newsletter. Assim, você receberá na sua caixa de entrada ainda mais informações sobre o seu assunto. E o melhor: tudo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações