5 ações do Coaching para aumentar a produtividade

A preocupação com a produtividade tem sido cada vez maior. Em meio a uma sobrecarga de informações e atividades, muita da nossa atenção se perde. Aqui damos 5 dicas que vão fazer você aumentar a sua produtividade.

***

Aumentar a produtividade, uma necessidade do Brasil

A produtividade no Brasil é tema que tem sido debatido fortemente. Em estudo da consultoria internacional Conference Board, a produtividade média de um trabalhador brasileiro é ¼ daquela verificada, por exemplo, nos EUA. Aumentar a produtividade geral se tornou necessidade para o fortalecimento da economia brasileira.

A questão macro se aplica na visão micro. Ou seja: o mesmo drama da produtividade da economia atinge os trabalhadores no mercado de trabalho. Em um cenário de altíssima competitividade e exigências crescentes por desempenho, profissionais estão buscando métodos para aumentar a produtividade. Procurando atender a estes anseios de melhoria, listei 5 ações do Coaching que vão ajudar você a alcançar níveis de produtividade diferenciados.

1. Orientar: para quê você trabalha?

Propósito. Este que é o grande desafio para o mercado de trabalho absorver as novas gerações vai, aos  poucos, sendo fator determinante para a vida profissional de executivos e gestores de carreira. No Coaching, a definição do propósito é o norte que guia todo o processo de trabalho. É o item-mãe para o qual todas as atividades têm que convergir. Portanto, é o primeiro passo a ser dado.

No mundo corporativo, podemos dizer que o propósito é a razão pela qual você trabalha. Você é capaz de dizer qual é? Você consegue dizer o que é esperado de você? Ter condições de responder a estas perguntas é o passo zero para que você oriente a sua produtividade de maneira eficiente.

2. Mensurar: como saber se estou no caminho?

Todo objetivo maior tem que poder ser mensurado. É como dizia um dos papas da administração moderna:

“Se você não pode medir, não pode melhorar.”

Peter Drucker

No Coaching, todo planejamento é definido ao se fasear atividades e atribuir metas a cada momento. Para isto, é fundamental que se saiba quais são as métricas que serão utilizadas para acompanhar a performance. O faseamento das atividades atende a um chamado por percepção de evolução. Além disso, transformar sua meta em etapas menores e claras será fundamental para se corrigir o rumo com mais facilidade e manter o engajamento em alto nível.

3. Engajar: como permanecer motivado e atrair positivamente os outros?

O engajamento em um processo para aumentar a produtividade tem duas origens. Uma interna, relativa à sua própria motivação, à manutenção de um alto nível de energia; e uma externa, que consiste em conseguir atrair outras pessoas para o seu projeto, especialmente quando você depende de outras pessoas para alcançar os seus objetivos.

A perspectiva interna

Podemos dentro da perspectiva interna de engajamento, separar em duas frentes: quando as metas são alcançadas e quando as metas não são alcançadas. São estímulos diferentes, que devem ser trabalhados de maneira distinta.

  1. Estímulo positivo: ocorre a partir da celebração de resultados obtidos. Ter a sensação perceptível de evolução nos mantém alertas e motivados.
  2. Resiliência: diz respeito à nossa capacidade de superar adversidades. Trata-se de momento delicado, quando podemos efetivamente questionar a validade do que fazemos. Aqui, é fundamental percebermos a necessidade de um propósito forte. Podemos questionar a atividade em si, mas o norte vai guiar a necessidade de se manter numa rota.

E independentemente do cenário, mesmo quando as condições não sejam ideias, podemos lançar mão do que o filósofo:

“Faça o seu melhor na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores de fazer melhor ainda.”

Mário Sérgio Cortella

A perspectiva externa

O engajamento não é somente algo que precisa ser feito apenas da porta pra dentro, mas também envolvendo outras pessoas. Afinal, muitas vezes, dependemos de outras pessoas para executar nossas atividades.

Uma das melhores maneiras de melhorar a sua produtividade é dividir o trabalho de maneira colaborativa. Quando várias pessoas fazem uma pequena parte, mais leve é o peso da carga que você tem que carregar. Ao mesmo tempo, dissipar o esforço exige uma eficiente gestão de pessoas.

Para que isto não seja um problema para você alcançar seus objetivos, é necessário atrair estas pessoas para o seu projeto. Para isto, você deve ser capaz de:

  1. Convencer a importância de cada um;
  2. Explicar o que é esperado;
  3. Acompanhar de perto as atividades e entender as motivações de cada profissional envolvido;
  4. Reconhecer e exaltar a participação individualmente e em grupo.

4. Focar: como eliminar ruídos no dia-a-dia?

Foco e atenção são ativos cada vez mais difíceis de dispormos. Somos tão sobrecarregados com informação que administrar o que vale a pena é, em si, algo desafiador. Para isto, dou 3 dicas que vão ajudar você a aumentar a produtividade do seu dia-a-dia. São atividades que você pode começar hoje mesmo.

  1. Planeje o dia e atribua horários às suas atividades: dedique a primeira hora do seu dia para planejar as atividades que você fará. A dica de ouro é não apenas listar os itens, mas também indicar a hora que fará. Ao atribuir um prazo, cria-se senso de urgência e comprometimento. Afinal, o que não tem prazo pode ser adiado.
  2. Priorize o que é mais importante: é comum nos vermos reféns de uma rotina estafante. O dia-a-dia consome tempo, energia e contribui para perdermos de vista o que realmente importa. Portanto, priorize suas atividades para que você mantenha o foco no que realmente é necessário.
  3. Silencie notificações: se deixarmos, o celular passa o dia inteiro apitando. A cada nova mensagem, um aviso. Whatsapp, Facebook, Instagram, e-mail… São inúmeras as plataformas que lutam por nossa atenção. Mas isto prejudica a produtividade. Estudos mostram que quando somos interrompidos em nossa concentração, levamos cerca de 30 minutos para retomar o nível de atenção. Ou seja: a cada apito, perde-se muito tempo. Assim, silencie as notificações e reserve um espaço do seu dia para responder a estas mensagens.

5. Comunicar: é possível agilizar trâmites?

Aumentar a produtividade é também aumentar a velocidade do processo de comunicação. Normalmente, perde-se muito tempo em trâmites de formalização de comunicação que prologam o tempo para que atividades sejam executadas. Por exemplo, e-mails demoram mais tempo para serem respondidos que mensagens por aplicativos de mensagens. Reuniões, por vezes, são desnecessárias.

Procure, portanto, meios de agilizar trâmites de comunicação. É questão de lógica: quanto menos tempo dedicado a uma atividade, maior será a produtividade de seu trabalho.

Comece agora a aumentar a produtividade do seu trabalho

A maior dificuldade de qualquer processo de transformação é passar de intenção à ação. Para cada um dos itens acima, há perguntas-chave que guiam o entendimento.

  1. Qual o objetivo maior do meu trabalho?
  2. Quais as métricas, fases e metas para acompanhar a minha produtividade?
  3. Como engajar a mim e a meus colegas de trabalho?
  4. Quais ruídos eu devo eliminar para aumentar a produtividade?
  5. Como agilizar a comunicação e reduzir tempos de execução?

Depois, conte pra gente os resultados alcançados e como esta experiência se deu. Queremos muito fazer parte de sua história.

A Como Fazer Coaching

Por fim, eu, Flávio Lettieri, tenho um convite pra você. Nestes meus mais de 25 anos de carreira em que tive a chance de desenvolver mais de 50.000 pessoas, eu pude ver na prática como o Coaching é uma ferramenta poderosa, que efetivamente transforma vidas, inclusive quando usada na gestão de pessoas. Com base nessa experiência, idealizei o programa Como Fazer Coaching. Tenho muito orgulho de poder dizer que com o auxílio de profissionais gabaritados, desenvolvi a melhor e mais completa Formação em Coaching do mercado. Ademais, ela foi feita para se adaptar à sua agenda atribulada. Isso quer dizer que aqui você é o gestor do seu tempo.

Fale com a gente para ter mais informações. Embarque comigo numa experiência transformadora e aprenda Como Fazer Coaching! A sua hora de ser Coach começa agora mesmo!

Aproveite e curta a página no Facebook, siga o perfil no Instagram, inscreva-se no nosso canal no Youtube e também na nossa Newsletter para ficar por dentro de todas as atualizações do nosso blog e receber ainda mais conteúdo gratuitamente.

Um carinhoso abraço,

Flavio Lettieri e Equipe Como Fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações