5 lições do esporte para aplicar na carreira

Quantas histórias de superação de atletas você já ouviu? O mundo esportivo é uma verdadeira fonte de inspiração para todos que sonham com o sucesso. São infinitas as lições do esporte, que podem servir de estímulo para a carreira e vida profissional de qualquer pessoa.

Mas não pense que isso é uma tarefa fácil e que depende somente da força de vontade de cada indivíduo. É preciso também criar foco e ter muita (mas muita mesmo!) disciplina pessoal.

Se você quer conquistar também suas medalhas com mérito em sua carreira, fizemos esse post para te dar aquele empurrãozinho inicial, mas ao final do texto, você tem que prometer que vai ganhar o jogo por conta própria. Combinado? Então, confira as 5 lições do esporte que podem ser aplicadas em seu trabalho.

1. Disciplina

Como já citamos no início do texto, foco e disciplina são fatores fundamentais para atingir metas reais no futuro. A ginasta Simone Biles é apenas um exemplo de lições do esporte que envolve esses dois fatores.

Bem cedo, ela foi abandonada pelos pais e, apesar disso, conseguiu realizar os estudos sozinha na casa da avó e focou, diariamente, nos treinos. Na juventude, abriu mão de festas e formaturas. Hoje, é um fenômeno da modalidade. E você? Desiste quando surgem dificuldades pessoais e profissionais?

2. Controle emocional

Se você não soube responder a última pergunta do tópico acima, a resposta pode ser encontrada nesse agora. Controle emocional é o ponto chave para equilibrar os problemas, que podem desmoronar tudo, e o foco, que pode manter e permitir seguir em frente.

Lembra do jogador Kaká? Aos 18, um diagnóstico dizia que uma fratura na vértebra do jovem o impediria de realizar seu sonho de ser um jogador profissional. A resposta veio em 2007, quando se tornou o melhor do mundo pela FIFA.

3. Visão estratégica e de futuro

É ano de Copa do Mundo. Mas nenhuma equipe chegou ali da noite para o dia. Foram, pelo menos, 4 anos do último torneio, que cada time iniciou seus trabalhos, treinos e conquistas para hoje estarem disputando a taça mais importante do futebol.

Na vida profissional funciona da mesma forma. É preciso enxergar além, esquecer os tropeços do passado e buscar os resultados possíveis daqui pra frente.

4. Respeito

Uma das lições do esporte mais admiráveis é o respeito. Esse fator grandioso é fundamental para qualquer relação humana. Sem fair play, não há vencedores. É preciso respeitar o adversário e, em vez de trapacear ou de querer ganhar vantagem, observar suas habilidades e absorver tudo o que ele pode te ensinar. Dessa forma você cresce.

No mundo corporativo, a ideia pode ser aplicada também aos seus concorrentes. Eles devem ser vistos como parte do jogo e não como inimigos. Respeite, observe e supere.

5. Dedicação e esforço

Quando a corredora suíça Gabrielle Anderson cruzou a linha de chegada da Maratona de Los Angeles, em 1984, já meio inconsciente, sem forças e com o corpo caindo, não sabia que seu feito se tornaria um símbolo de dedicação e esforço para o mundo inteiro.

Apesar de ter sido a última a chegar, sua atitude a transformou na verdadeira vencedora na visão das pessoas que acompanharam o momento. Por isso, se você acredita em um objetivo, não importa se vai demorar para alcançá-lo. Busque o resultado.

Essas são apenas algumas lições do esporte que podemos tomar como referência para nossas carreiras. Os atletas têm muito o que ensinar. Mas a superação não se limita somente ao mundo esportivo. Com foco nesses fatores acima e com persistência, você conquista o mundo.

Curtiu o post? Quer difundir essa ideia e incentivar mais pessoas a realizarem seus objetivos? Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais e divulgue essas lições!

Grande abraço,

Equipe Como fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações