5 Ferramentas de Coaching que vão melhorar a Gestão da sua Equipe

Você já deve ter ouvido falar em Coaching. Portanto, já conhece suas vantagens para quem busca melhores resultados. Mas, você sabe quais são as principais ferramentas de Coaching que podem melhorar a gestão da sua equipe ou do seu negócio? Se não, está na hora de descobrir!

Essa metodologia, importada das quadras de tênis, ganhou grande repercussão nos últimos anos. Hoje, ela pode ser utilizada tanto no desenvolvimento individual dos seus colaboradores quanto na gestão empresarial como um todo.

Descubra agora as 5 principais ferramentas de Coaching capazes de melhorar a gestão da sua equipe e potencializar os resultados do seu negócio!

1. Roda das Competências

Entender quais são as principais competências e potencialidades da sua equipe é fundamental para uma gestão eficiente do time. E é exatamente isso que a roda das competências propõe!

Ela é uma ferramenta de Coaching que consiste em responder a uma série de perguntas reflexivas sobre as principais habilidades dos colaboradores, classificando a presença dessas competências em uma escala de 1 a 10.

Dessa forma, você tem em mãos um gráfico circular e visual sobre as principais habilidades da equipe. Com isso, você pode identificar a necessidade de treinamento e desenvolvimento, assim como as tarefas e cargos mais adequados para cada um dos funcionários da empresa.

2. GROW

GROW é a sigla em inglês para metas (goal), realidade (reality), opções (options) e os 3 Ws (o que, quando e quem). Ele é uma ferramenta de coaching para promover desenvolvimento individual ou de equipes e auxiliar no planejamento das atividades a serem desenvolvidas.

Essa metodologia propõe uma série de questionamentos sobre cada um dos seus pilares. Dessa forma, você consegue definir quais são as metas da sua equipe, a realidade atual e a distância entre ela e os objetivos futuros, as principais opções disponíveis para resolver os problemas detectados e os próximos passos para atingir as metas.

Portanto, essa metodologia é uma grande aliada para o planejamento das próximas atividades da empresa, assim como definição da estratégia do negócio. Além disso, você pode utilizá-la para definir metas para as equipes que compõem a organização e, até mesmo, metas individuais para o desenvolvimento e resultados dos colaboradores.

3. Skilled Helper Model

Essa ferramenta é uma metodologia criada para auxiliar as pessoas e equipes a identificarem oportunidades, lidar com desafios e se desenvolver. Ela propõe uma série de questionamentos que permitem que os times entendam o seu estado de desenvolvimento atual, identificando os pontos fortes e fracos, os principais objetivos e estado futuro desejado e as ações que devem ser tomadas para alcançá-los.

Com isso, você ganha clareza sobre a melhor forma de resolver os problemas atuais da equipe e alcançar os objetivos estratégicos da empresa, entendendo qual o papel de cada um dos colaboradores nessa tarefa.

4. Grade de Prioridades

Você possui uma série de tarefas e atividades a serem executadas na organização, porém não consegue colocar todas em prática ao mesmo tempo. Para tomar decisões desse tipo, você pode utilizar a Grade de Prioridades.

Para isso, crie uma Grade e, na horizontal, coloque o impacto que a ação pode ter, dividindo-o em alto, médio e baixo. Na vertical, identifique o grau de dificuldade da tarefa, também o dividindo em alto, médio e baixo.

A partir disso, classifique todas as atividades a serem realizadas de acordo com o seu impacto e dificuldade combinados. As suas prioridades devem ser as tarefas com alto impacto e baixa ou média dificuldade.

5. Modelo Cynefin

O Modelo Cynefin também é uma ferramenta muito útil para a tomada de decisão sobre o futuro da organização uma vez que permite uma análise global do cenário interno e externo da empresa. Com ele, você consegue classificar os seus principais problemas dentro de 4 categorias: simples, complexo, complicado e caótico.

Cada uma dessas categorias exigem ações diferentes para a resolução dos problemas. Dessa forma, ao utilizar o Modelo Cynefin você consegue estabelecer uma diretriz que norteia a melhor forma de resolver os problemas encontrados.

As ferramentas de Coaching podem ser grandes aliadas da gestão da sua empresa, potencializando os seus resultados e auxiliando na tomada de decisão e organização da rotina interna do negócio.

Aproveite e curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as atualizações do nosso blog e receber ainda mais conteúdos.

Um carinhoso abraço,

Flávio Lettieri e Equipe Como fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações