4 técnicas de Coaching que ajudam no progresso da carreira

Atualmente, o mercado de trabalho é bastante competitivo, o que exige dos profissionais bastante autoconhecimento e foco, além da instrução técnica. Esse é um dos motivos pelos quais o processo de Coaching tem sido cada vez mais procurado por quem pretende ascender na carreira.

Um Coach ajuda seus clientes, ou coachees, a alcançarem os seus objetivos por meio de ferramentas que trabalham os diversos setores de suas vidas. Neste post, listaremos 4 técnicas de Coaching que podem contribuir para o crescimento pessoal e profissional do Coachee. Acompanhe e entenda como você também poderá utilizá-las com o seu cliente.

1. SMART — definição de objetivos

A ferramenta SMART é utilizada para que o Coachee consiga definir um objetivo que ele queira e possa alcançar, seguindo um roteiro estabelecido:

  • eSpecífico: o objetivo precisa ser definido de forma clara e concreta;
  • Mensurável: você deve ser capaz de medir a evolução dos seus objetivos;
  • Alcançável: devem ser traçadas metas atingíveis;
  • Relevante: o objetivo deve ter importância e significado pessoal;
  • Temporal: o prazo deve ser estipulado.

E assim, ao aplicar o SMART, um plano de ação vai sendo desenvolvido à medida que cinco perguntas vão sendo respondidas: O que, quanto, como, por que e quando. Dessa maneira, o Coachee consegue planejar todos os seus passos para alcançar o seu objetivo, como por exemplo, o tão desejado sucesso na carreira.

2. Roadmap — etapas do plano

Colocar as metas e ações no papel é uma boa forma para mantermos a disciplina e a motivação durante o processo. O Roadmap, que também é conhecido como rota de ação ou mapa da estrada, é a técnica de Coaching que facilita o planejamento do Coachee, pois ajuda a enxergar um objetivo em metas de curto prazo.

O cliente definirá o passo a passo que deverá ser traçado até o momento do alcance do objetivo final. Essa rota não é fixa e pode ser revista caso o cliente perceba que precisa fazer alguns ajustes na rota para atingir o objetivo final. No entanto, é importante que a ordem das tarefas seja bem definida, com data para começo, meio e fim.

3. Escala de valores — autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental para o alcance do sucesso em qualquer esfera da vida. Você deve entender os seus pontos fortes e fracos, crenças limitantes e os sabotadores que influenciam sua caminhada rumo ao sucesso.

Por isso, a Escala de Valores é uma das técnicas de Coaching mais importantes em um processo, pois, além de levar o Coachee à reflexão sobre os seus sentimentos e suas forças, vai ajudá-lo a entender o seu padrão de tomada de decisões em todas as dimensões de sua vida. Normalmente, o Coach, através de uma técnica de comparações, leva o Coachee a refletir e definir o grau de importância da cada Valor em sua vida.

4. Técnica de ancoragem — positividade

O estado emocional das pessoas influencia diretamente nas suas escolhas e nos seus comportamentos. Por isso, o processo de Coaching precisa trabalhar a positividade dos Coachees por meio da técnica de âncoras positivas.

As âncoras são palavras ou frases positivas que ajudam a treinarem a mente, impulsionarem os resultados e diminuírem as crenças limitantes.

Tal ferramenta pode ser trabalhada através do chamado Ensaio Mental. Neste Ensaio, o Coachee é convidado a reviver um momento feliz que traga bons pensamentos e sentimentos para ele e, a partir dessa experiência emocional, ancorar um estado de positividade. Além disso, ele poderá aprender como retornar a esse padrão de pensamentos e sentimentos positivos sempre que estiver passando por alguma fase difícil.

Se você gostou de conhecer estas quatro técnicas de Coaching, não deixe de ler o nosso post sobre por que vale a pena passar por esse processo. Além de conhecer nossos vídeos no canal Como fazer Coaching.

Um forte abraço,

Flávio Lettieri

Equipe Como fazer Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, como posso ajudar?

Novidades

LIDERANÇA

Receber Notificações